AG News

Arena Análise – Euro 2016

grupos-da-euro-2016-sao-definidos-apos-sorteio-1449943237608_615x300

A Copa do Mundo sem Brasil e Argentina (show de preconceito) está chegando! A Eurocopa de 2016 será na França e reunirá 24 equipes pela primeira vez. Teremos uma reunião de craques como Ibra, Bale, Pogba, Cristiano Ronaldo, Kane…

Hoje aconteceu o sorteio das chaves, montando a tabela do torneio que se inicia no dia 10 de junho, com França x Romênia. O torneio ganhou um novo (e infeliz) foco por causa dos ataques terroristas acontecidos mês passado. Inclusive levantou-se a possibilidade de não acontecer a Euro na França. Pelo menos até agora o esporte vai vencendo o terror.

Como somos bisbilhoteiros, vamos dar nosso pitaco sobre os classificados de cada grupo. Lembrando: classificam-se para as oitavas-de-final os dois primeiros de cada grupo juntamente com os 4 melhores 3os colocados. Sem mais, vamos a análise!

grupoa
A bicampeã da Euro e país-sede França não vem com sua melhor geração, mas vem com bom elenco, que fez uma Copa do Mundo OK e amistosos beeeem regulares. Por exemplo, ela perdeu para a Albânia, que coincidentemente caiu no seu grupo. No entanto, os BLUES devem se classificar facilmente do Grupo A. Seu maior desafio deve ser mesmo contra a Suíça, na última rodada. O problema da França deve ser mesmo o extra-campo: a questão de segurança após os terríveis atentados de novembro (um envolvendo inclusive o amistoso contra a Alemanha) e a polêmica envolvendo Valbuena e Benzema.

No entanto, como nós brasileiros bem sabemos, a torcida pode empurrar a boa seleção francesa direto ao título.

Provavelmente não sairá 3º lugar classificado nesse grupo, pois Romênia e Albânia não oferecem muita ameaça a França e Suíça.

Classificados: França e Suíça

grupob

Será que é dessa vez que a Inglaterra, que inventou o esporte, vai conseguir vencer? Bem, primeiro deve passar pela fase de grupos, o que PARECE não ser problema. A Rússia vem se preparando para a Copa do Mundo, que será sede. O País de Gales tem Bale, e só. E a Eslováquia… Bem… Completa o grupo. O elenco inglês é bom, e novamente liderou seu grupo nas eliminatórias. Só que… foi esse mesmo grupo que pagou mico aqui no Brasil.

Em CNTPs, a Inglaterra passa. Só que achamos que não liderará seu grupo.

Classificados: Rússia, Inglaterra e País de Gales.

grupoc

Os atuais campeões do mundo tentam agora sair da seca em terras europeias. Depois de 24 anos sem vencer a Copa, agora tem uma seca de 20 anos para acabar. E a Seleção germânica não vem repetindo o mesmo sucesso do Mundial. Claro, ainda é aquela esquadra, mas andou cambaleando. São favoritos, mas não tanto quanto um ano atrás. Seu desafio no Grupo C não será um Brasil (hehehe), mas se classificarão em primeiro lugar.

O duelo mais interessante será contra a Polônia, do craque Lewandowski. Ucrânia e Irlanda do Norte já foram mais aqueles e tentarão a 3ª vaga nas oitavas. Cá entre nós? Não conseguirão.

Classificados: Alemanha e Polônia

grupod

A Espanha tenta juntar os cacos dos dois últimos anos, em que foi humilhado em pleno Maracanã em 2013… E em 2014! O Brasil não fez muito bem a Fúria. Talvez por isso teve um desempenho bom nas eliminatórias. Devemos lembrar que a Espanha é a atual BICAMPEÃ europeia, logo merece respeito. O grupo… Bem, não é fácil, mas também não é complicado como outros (alô grupo E). A República Checa e a Turquia lutarão pelo 3º lugar, pois a Croácia tem um elenco um pouco melhor.

Classificados: Espanha, Croácia e Turquia

grupoe

Para a alegria da imprensa, EIS o Grupo da Morte. E realmente vai ser um grupo complicado. A atual líder do Ranking FIFA, a Seleção de Ibra, a sempre tretosa Irlanda e… A ITÁLIA.

O quão tenso o final do sorteio quando todos torciam para que a Azurra (atual vice-campeã europeia) não caísse no seu grupo? A Bélgica não teve sorte, mas nós sim: os 6 jogos são interessantes, mas 3 deles serão imperdíveis. Podemos aqui afirmar que um dos finalistas sairá desse grupo, mas o assunto são os classificados. Como dissemos, esses 3 jogos (e se a Irlanda aprontar) definirão a ordem dos classificado. Vamos cravar aqui!

Classificados: Suécia, Itália e Bélgica

grupof

Portugal, de Cristiano Ronaldo, deu muita sorte. Conseguiu ser mais sortudo que a anfitriã. Pelo menos, tem um caminho mais fácil para as oitavas, já que Islândia, Áustria e Hungria podem até aprontar, mas não tirarão o Cris Cris e sua trupe tão cedo da França. Aliás, sairá um 3º colocado desse grupo, haja vista que as outras 3 forças desse grupo são bem equilibradas.

Destacando a Islândia e suas comemorações bizarras e o retorno da Hungria, que montou grandes elencos há 60 anos, e sumiu. Seja bem vinda!

Classificados: Portugal, Hungria e Islândia

 

 

Seja mais um Geraldo da Arena! Receba as nossas novidades direto do seu e-mail!