Área de Imprensa

Arena Análise: Oitavas da Copa do Brasil 2016 – I

728x457

Começa amanhã a fase de oitavas-de-final da Copa do Brasil: o caminho-que-era-o-mais-curto-mas-agora-não-é-tanto-assim para a Libertadores. 10 times classificados das fases anteriores se juntam aos 5 que disputaram a Libertadores mais o Internacional, para a fase de oitavas-de-final.

O sorteio aconteceu no dia 2 de agosto passado, definindo os 8 confrontos. Os jogos de ida serão agora e na próxima semana, e a volta será após as paralimpiadas.

A Arena, como boa pitaqueira, deixa aqui a sua análise sobre os confrontos: que será que continua na briga?

Vamos fazer uma breve análise sobre o momento ATUAL dos clubes envolvidos. Aqui o histórico, tabu, tradição, títulos… Isso não conta, pois nenhuma taça entra em campo para reforçar o time. O que vale é o aqui e o agora.

Lembrando que não há cruzamentos na tabela da Copa do Brasil. Para as quartas-de-final, será realizado novo sorteio com os 8 classificados das oitavas.

Começando com os confrontos dessa semana. Os números entre parênteses correspondem ao ranking CBF do clube. Simbora?

Vasco-x-Santos

(4º) Santos x Vasco (11º)
Ida: 24/08 – 19h30min – Vila Belmiro
Volta: 21/09 – 21h45min – São Januário

Um indo bem na Série A, outro indo bem na Série B. Santos e Vasco sempre protagonizam bons duelos mas, dessa vez, a balança pende mais para o time da Vila Belmiro.
O Vasco deve subir de divisão mas, pelo menos no momento, passa pelo seu inferno astral na segundona. Já o Santos luta pelo G4 e pelo título do Brasileirão, e deseja também sucesso na Copa do Brasil, já que é o atual vice-campeão.
Dorival Junior já avisou que os medalhistas de ouro na Rio 2016 vão jogar. Então a coisa ficou ainda mais feia pro Vasco, e Nenê vai ter que voltar a ter boas atuações se o Gigante da Colina quiser ter alguma chance.

Prognóstico AG: Santos se classifica com certo trabalho.

Atletico-PR-e-Gremio7

(12º) Atlético-PR x Grêmio (2º)
Ida: 24/08 – 19h30min – Arena da Baixada
Volta: 21/09 – 19h30min – Arena do Grêmio

O Furacão vem fazendo uma campanha OK no Brasileirão, flertando com o G4. O Imortal até esteve na liderança do Campeonato, mas passa por momentos de baixa. Mesmo parecendo um duelo equilibrado, o time de Roger Machado tem mais talento que o de Paulo Autuori. Com o retorno do medalhista de ouro Luan, o Grêmio ganha peça importante para se impor na Arena da Baixada.
A chance do Atlético é vencer bem na ida e não levar gols pois, na volta, o Grêmio pode fazer valer o fator casa para se classificar.

Prognóstico AG: Grêmio se classifica com facilidade.

6e674_3b1148

(5º) São Paulo x Juventude (59º)
Ida: 24/08 – 21h45min – Morumbi
Volta: 21/09 – 19h30min – Alfredo Jaconi

O Juventude pode tirar onda com o tricolor paulista por ter uma Copa do Brasil. Além disso, o São Paulo vem ainda da ressaca da eliminação na Libertadores e na perda de importantes peças no time – Calleri e Ganso. Ricardo Gomes, recém chegado, ainda está conhecendo o elenco, e isso pode ser o fiel da balança do confronto.
No meio da tabela da Série A, enfrenta um clube que briga pela classificação na Série C. Cabe ao São Paulo mostrar seu favoritismo logo no primeiro jogo, pois, se levar desvantagem para o Rio Grande do Sul, pode ficar mais um ano na seca de Copa do Brasil…

Prognóstico AG: São Paulo se classifica com muita dificuldade (gol qualificado ou pênaltis)

Ponte-Preta-x-Atlético-MG

(7º) Atlético-MG x Ponte Preta (17º)
Ida: 24/08 – 21h45min – Independência
Volta: 21/09 – 19h30min – Moisés Lucarelli

O Galo vem em alta no Brasileirão, com um excelente trabalho de Marcelo Oliveira, Robinho, Fred, Pratto, Rafael Carioca – recém convocado -, que vem trazendo o Atlético de beirar o rebaixamento a quase tomar a liderança do Palmeiras. Pega uma Ponte Preta surpreendente, mas que não parece causar ameaça.
Claro, a Macaca joga a volta em casa, mas não demonstra a mesma força que os outros clubes que decidem em seus domínios. Essa o Galo passa bem fácil.

Prognóstico AG: Atlético-MG se classifica com facilidade.

====
Na próxima terça, vamos analisar os outros quatro confrontos das oitavas. Concorda, discorda, muito pelo contrário? Comenta aí!

Seja mais um Geraldo da Arena! Receba as nossas novidades direto do seu e-mail!