Área de Imprensa

Arena Análise: Oitavas da Euro 2016

Ontem a fase de grupos da Euro 2016, que acontece na França, chegou ao final. Dezesseis seleções conseguiram continuar na disputa, e 8 já voltaram pra casa.
Após nossa análise no dia do sorteio, poucas surpresas aconteceram. O desempenho de Portugal, Rússia e Suécia decepcionou, e Eslováquia, Islândia e Irlanda do Norte surpreenderam.

Agora é a vez da fase de oitavas-de-final, e o torneio promete ficar ainda mais emocionante!

eurocopa

Vamos a análise dos confrontos da próxima fase (em parênteses, a posição da seleção na última edição do Ranking da FIFA. Não que isso signifique alguma coisa, mas vá lá…)

Sábado [25/06]

Euro2016OF1

Suíça (15°) x (28°) Polônia

A Suíça fez um trabalho OK na primeira fase: não perdeu pontos com quem não devia (venceu Albânia e empatou com a Romênia), e tirou pontos de quem devia (empatou com a França). No mais, era esperada a classificação.
Não mostra todo aquele ferrolho que lhe deu fama (passou a Copa de 2006 sem tomar UM GOL SEQUER), mas tomou apenas um gol até agora.
Mesmo ainda defensiva, a Suíça não é mais inofensiva. Mehmedi, atacante do Lewerkusen, já deixou o dele. Embolo, jovem jogador do Basel, pode ser uma boa surpresa nesse confronto.

Enfrenta uma Polônia também competente na sua missão de classificar – venceu Irlanda do Norte e Ucrânia e empatou com a Alemanha, enfim, uma classificação esperada. O goleirão polonês não sabe o que é tomar gol na Euro 2016.
Apesar de ainda não ter mostrado a que veio, Lewandowski ainda é o grande astro polonês e pode ser o fiel da balança nesse confronto.

Prognóstico: Polônia se classifica, ou apertado no tempo normal ou nas penalidades.

Euro2016OF2

País de Gales (26°) x (25°) Irlanda do Norte

Se o País de Gales caiu num grupo com a Inglaterra, seu ~parça~ no Reino Unido, enfrenta outro representante da Coroa Britânica nas oitavas: a Irlanda do Norte.

Os Galeses não podem se queixar da primeira fase: em primeiro lugar num grupo com Inglaterra e Rússia – com atuações convincentes contra ambas. Os astros da seleção não se esconderam: Bale é o artilheiro da Euro, e Ramsey vem tendo boa atuação – até marcou no dia que morreu o menino futebol russo.
Já os norte-irlandeses vieram para festejar. Não que o futebol seja ruim, mas se classificaram como um dos 4 melhores 3os colocados, vencendo o saco de pancadas Ucrânia. O grande destaque é a torcida, que lançou o hit da Euro homenageando um jogador que nem entrou em campo ainda. Será que o Grigg estará “ON FIRE” quando for requisitado?

Prognóstico: Gales se classifica, Gigg entra em campo apenas pelo Hu3.

Euro2016OF3

Croácia (27°) x (8°) Portugal

Cris Cris não teve vida fácil nessa Euro até agora. Apesar de ter atingido duas importantes marcas (jogador com mais atuações e que marcou em mais edições diferentes da Euro), ainda está devendo, junto com sua seleção.

A Croácia aproveitou o vacilo espanhol e garantiu a 1ª colocação no grupo. Com um bom elenco, mostrou força durante o torneio e, se não fossem os sinalizadores contra a República Checa, teria saído 100% da primeira fase.
Os ~espanhóis~ Modric e Rakitic, junto com o “artilheiro” Perisic, conduzem a seleção croata, que pode sonhar alto nessa Euro.

Já Portugal se classificou como um dos melhores 3os colocados, mas não venceu ainda. Justiça seja feita, se não fosse CR7 – por mais irritado que estivesse na última quarta – Portugal veria o resto da Euro pela TV. Num grupo virtualmente tranquilo, os lusos chutaram muito a gol, mas não conseguiram vencer Islândia, Áustria e Hungria. Se eles queriam imitar o Brasil – que foi eliminado num grupo com Haiti, Equador e Peru – eles quase conseguiram. Acho que eles podem reivindicar a vitória na #SegundaGuerraMemeal, não acha?
Além de Cris Cris, Portugal vai precisar da força de Quaresma e Nani se quiser avançar.

Prognóstico: Croácia se classifica, CR7 é expulso de campo.

Domingo [26/06]

Euro2016OF4

França (17°) x (34°) Irlanda

A França teve uma primeira fase tranquila – apesar de precisar definir alguns jogos no fim – e, pelo visto, terá uma fase de oitavas igualmente tranquila.
O elenco francês é muito bom. Payet vem se destacando bem mais que outros jogadores badalados como Pogba. Esse ainda não deixou sua marca, mas sempre pode desequilibrar. Giroud e Grizzlemann vem ajudando muito a seleção, que não parece sentir falta de Benzema ou Valbuena.

A Irlanda… Bem… Sabe o elefante em cima da árvore? Você não sabe como ele chegou lá, mas sabe que vai cair. Claro, a Suécia de Ibra ajudou muito, mas… A Itália tirou o pezão legal no último jogo.
A seleção irlandesa mostrou inúmeras fraquezas durante a Euro, e se classificou por mera sorte – pontuou diante de uma Suécia inoperante e venceu uma Itália preguiçosa.

Óbvio, o jogo é jogado dentro de campo, mas… a França teria que ser igual ou pior que Suécia ou “Itália reserva”. Com toda a torcida empurrando fica difícil imaginar a França fora das quartas.

Prognóstico: França goleia e curte o resto do domingão de folga.

Euro2016OF5

Alemanha (4°) x (24°) Eslováquia

A Alemanha não é mais aquela do 7×1, mas ainda é imponente. Apesar de alguns lampejos no 1º e no 3º jogo, não mostrou aquele ímpeto que o Brasil conhece bem. Com praticamente o mesmo elenco campeão do mundo, a Alemanha passou em primeiro sem dificuldades. Só que a sorte de campeão ataca novamente, e ela pega um adversário menos difícil.
Não se engane, no entanto, se a Eslováquia está aqui por acaso. Mesmo se classificando em 3º no seu grupo, mostrou personalidade e vendeu bem caro os resultados contra os times do Reino Unido. Hamsik, o astro da seleção, mostrou que não veio à passeio e conduz sua seleção ás oitavas. Ainda assim, não é uma seleção tradicional, e geralmente a camisa alemã pesa nessas horas.

Apesar do nosso desejo, lá nas entranhas da nossa alma, ser que a Alemanha ~se lasque~, acreditamos que não será nesse jogo.

Prognóstico: Alemanha se classifica, mas sem 7×1

Euro2016OF6

Hungria (20°) x (2°) Bélgica

O clássico “Quis ser e nunca foi”. De um lado, a Hungria, que retorna após um longo período fora de qualquer torneio de futebol, e que nem de longe lembra o esquadrão da década de 50, com Puskas.
Do outro, o 2º lugar do Ranking da FIFA, a elogiada geração belga, que ainda não mostrou de onde saiu toda essa fama.

Pelo menos, alguns lampejos aconteceram. A Hungria se classificou em primeiro no grupo de Portugal, e mostrou personalidade – principalmente no último jogo, em que quase manda Cris Cris pra casa por três vezes. Dzsudzsák tocou o terror em Portugal, e mostrou que tem giz no taco.
A Bélgica tomou um vareio da Itália, espancou a Irlanda e eliminou a Suécia com requintes de crueldade. Ainda não satisfez os amantes de futebol que colocaram a Bélgica nesse patamar de favorita.

Talvez quando Hazard resolver jogar pra valer – se inspirando no matador Lukaku – a Bélgica possa corresponder a expectativa.

Prognóstico: A Bélgica vai se complicar, mas acaba se classificando.

Segunda [27/06]

Euro2016OF7

Itália (12°) x (6°) Espanha

A final da última Euro reeditada tão cedo? Culpa das próprias seleções! Espanhóis e italianos pagaram mico na 3ª rodada de seus grupos, talvez por má vontade ou salto alto, não sabemos…

A Espanha – que não é mais aquela – ainda ostenta a Taça Europeia como atual bicampeã. Jogou os dois primeiros jogos pro gasto, e na hora do real desafio, pegou uma Croácia com vontade, e foi derrotada. Invencibilidade perdida de 2 Euro numa partida dessas?
A Itália bem que tentou escapar da Espanha – jogou com um bando de reservas com má vontade, após ganhar de Bélgica e Suécia com placares magros. Contra a Irlanda, perdeu, mas esqueceu que o primeiro critério de desempate (acabou empatado com a Bélgica em 1º) era o CONFRONTO DIRETO, não o número de vitória ou saldo de gols. Tomou!

Morata – um dos artilheiros da Euro – mostra vontade, e pode surpreender a defesa italiana de Buffon, eterno arqueiro da Azzurra. A Itália tem um elenco bom, mas não é comparado com o espanhol. E isso pode ser bom para os italianos, haja vista as boas surpresas Pellé e Éder. Promessa de um excelente jogo!

Prognóstico: Itália passa nas penalidades.

Euro2016OF8

Inglaterra (11°) x (33°) Islândia

Outra que vacilou na última rodada, a Inglaterra poderia ter pego um caminho menos difícil até a final se tivesse derrotado a Eslováquia. Pelo menos pode passar pelas oitavas.
A geração inglesa é muito boa, e falta espaço para Sterling, Sturddge, Vardy e Kane, isso sem contar os outros jogadores. Rooney lidera essa renovada geração que deseja ser campeã.
Enfrenta uma Islândia motivada por se classificar em 2º no grupo com Portugal, onde era dita antes do torneio como saco de pancadas. A torcida islandesa – que teve auxílio da banda Iron Maiden e seu avião para chegar à França – promete esquentar esse confronto.

Prognóstico: Inglaterra vai penar, mas se classifica.


E aí? Qual é a SUA análise? Manda ver nos comentários!

Seja mais um Geraldo da Arena! Receba as nossas novidades direto do seu e-mail!