Área de Imprensa

Arena Análise: Quartas da Copa do Brasil 2016

copadobrasil

Aconteceu hoje pela manhã o sorteio das quartas-de-final da Copa do Brasil 2016. Com os resultados de ontem, todas as 8 vagas foram fechadas e, pela primeira vez, só temos campeões do torneio nessa fase. Juventude, Inter, Santos e Atlético-MG ganharam uma vez; Palmeiras e Corinthians levantaram o caneco três vezes; Grêmio e Cruzeiro são os recordistas, com 4 conquistas.

Ao contrário das oitavas-de-final, não tivemos divisão por potes. Ou seja, todos poderiam se enfrentar. Também ficaram definidos os confrontos das semifinais: o vencedor de Galo x Ju vai enfrentar o vencedor de Santos x Inter. Obviamente, o ganhador de Grêmio x Palmeiras pega Cruzeiro ou Corinthians.
Podemos ter reedição da final do ano passado (Santos x Palmeiras) ou até mesmo um Gre-nal!

Aqui na Arena a análise não fica em cima do muro. Damos nossos pitacos sobre o que poderá acontecer dentro das quatro linhas. Será que vamos acertar os semifinalistas?

737liyru5zq5x9u40tdqema6w

Os jogos de ida acontecerão nos dias 28 e 29 de setembro. A volta será em outubro, nos dias 19 e 20. Abaixo, os confrontos da ida (ou seja, Juventude, Inter, Palmeiras e Cruzeiro decidem em casa).

Em parênteses, a posição no Ranking da CBF. Quem continua na disputa por uma vaga na Libertadores 2017? Simbora!

(7) Atlético-MG x Juventude (59)

BELO HORIZONTE / MINAS GERAIS / BRASIL  19.06.2016 Atlético x Ponte Preta - na Arena Independência - Campeonato Brasileiro 2016  - foto: Bruno Cantini / Atlético MG

Atlético-MG
(entrou direto nas oitavas por ter disputado a Libertadores)
Oitavas-de-Final: x Ponte Preta

Juventude
1ª fase: x Tocantinópolis
2ª fase: x Coritiba
3ª fase: x Paysandu
Oitavas-de-Final: x São Paulo

O único clube dessa fase que não está na Série A em 2016 vai ter fortes emoções nos próximos dias. Enfrentará o Galo (que ainda luta pelo título do Brasileirão), depois enfrentará o Fortaleza, decidindo a vaga na Série B 2017 e, por fim, voltará a enfrentar o Galo.

A equipe de Antonio Carlos Zago eliminou o São Paulo, e tenta voltar a velha fama – em 1999 o Ju venceu a Copa do Brasil em cima do Botafogo.

Do outro lado, Marcelo Oliveira conseguiu ditar seu ritmo no Galo, e com Robinho e Fred inspirados, será um grande desafio para a equipe gaúcha. O favoritismo é do Atletico-MG – provavelmente foi quem se deu melhor no sorteio – , mas ele que não vacile na ida, pois o Juventude pode aprontar de novo.

Prognóstico AG: Atlético-MG passa fácil.

(4) Santos x Internacional (9)

san7

Santos
1ª fase: x Santos-AP
2ª fase: x Galvez-AC
3ª fase: x Gama
Oitavas-de-Final: x Vasco

Internacional
(entrou direto nas oitavas por ter sido 5º lugar no Brasileirão 2015)
Oitavas-de-Final: x Fortaleza

O Santos briga para entrar no G4, enquanto o Inter luta para sair do Z4. A equipe de Dorival Junior enxerga o topo como meta (ainda tem chances de título).

Já os comandados de Celso Roth – que dificilmente estará no comando do Inter após esse confronto – tem na Copa do Brasil tanto um obstáculo para dividir o foco de escapar da Série B como um incentivo para um 2017 melhor.

O Santos, que não tem nada com isso, deve fazer prevalecer o mando do jogo de ida e matar o confronto logo. Já o Inter vai ter que procurar outro treinador depois disso…

Prognóstico AG: Santos passa fácil.

(2) Grêmio x Palmeiras (8)

palmeiras-gremio-02062016-geromel-gabriel-jesus-brasileirao_w3t2yddu82m4196h029weeoeu

Grêmio
(entrou direto nas oitavas por ter disputado a Libertadores)
Oitavas-de-Final: x Atlético-PR

Palmeiras
(entrou direto nas oitavas por ter disputado a Libertadores)
Oitavas-de-Final: x Botafogo-PB

Um grande ? paira sobre os analistas. Muitos poderiam achar que esse confronto é fácil, dá Palmeiras.

Só que o Verdão está com um Flamengo fungando no cangote, louco pra assumir a ponta do Brasileirão. As próximas semanas serão cruciais para as pretensões do Palmeiras em busca do seu 9º título nacional.

Já o Grêmio – que ainda sonha G4 – mandou Roger Carvalho embora e trouxe Renato Gaúcho + Valdir Espinoza, dupla que deu inúmeras alegrias dentro e fora de campo ao Imortal. Isso pode ser o que o Grêmio precisava para reagir.

Cuca vai ter que mostrar que a derrota para o Botafogo-PB foi só um rachão, que o time tem elenco pra encarar essa longa sequência.

Se o Palmeiras estiver bem na fita no jogo da volta (na Copa do Brasil e no Brasileirão), certamente ele passa. Só que o Grêmio deve complicar as coisas na ida.

Prognóstico AG: Grêmio passa com gol fora de casa ou pênaltis.

(1) Corinthians x Cruzeiro (3)

622_4d6b023f-3c5d-3c44-ae39-4b67dbf5f585

Corinthians
(entrou direto nas oitavas por ter disputado a Libertadores)
Oitavas-de-Final: x Fluminense

Cruzeiro
1ª fase: x Campinense
2ª fase: x Londrina
3ª fase: x Vitória
Oitavas-de-Final: x Botafogo

Lembra quando falamos que o vencedor do confronto entre Botafogo x Cruzeiro brigaria para não cair na Série A? Pois é. O Botafogo agora mira o G4, com o Cruzeiro logo atrás.

Mano Menezes ainda não livrou a Raposa, mas tem bom desempenho. Enfrenta um Corinthians desmotivado, sem vontade de cantar uma bela canção. Se classificou por mais incompetência do Fluminense do que por méritos.

Após a saída de Cristovão Borges, o Timão tenta juntar os cacos e voltar a briga pelo G4. E eliminar o Cruzeiro é peça-chave nesse plano. O problema é que a volta é em BH, o que pode favorecer o Cruzeiro (será que o Flu seria eliminado se a volta fosse com seu mando? Nunca saberemos).

Prognóstico AG: Cruzeiro passa com dificuldades.

====
E aí? Concorda, discorda, muito pelo contrário? Comenta aí!

Seja mais um Geraldo da Arena! Receba as nossas novidades direto do seu e-mail!