Área de Imprensa

Arena Análise: Reta Final do Brasileirão 2016 – Luta pelo título

rib_2504

Faltam apenas cinco rodadas para o final do Brasileirão 2016. Todos os 20 clubes ainda brigam por algo no certame: pelo título, por vaga na Libertadores (principalmente depois da decisão da CONMEBOL) e para fugir da segundona.
Hoje iniciamos uma série de 3 postagens destrinchando a situação de cada um dos clubes da Série A 2016 e o que eles buscam – e o que a gente acha que vai acontecer.

Vamos começar pela parte de cima da tabela: a luta pelo título. Colocamos na análise as chances de título do site Infobola ao final da rodada 33. Vamos lá?

evjbkblhts8ycly9tl8dsiz5q

1º Palmeiras (chances de título: 86%)

O Palmeiras, que aguentou o Flamengo fungando no cangote com um ponto atrás por inúmeras rodadas, conseguiu acumular uma ~gordurinha~ num momento importante.

Sua sequência de 5 jogos não é tão difícil, mas se entrar na pilha de 2009 pode complicar um título construído durante o campeonato inteiro.

Apesar da derrota para o Santos ligar o sinal de alerta, acredita-se que basta vencer mais duas partidas (ou conseguir 7 pontos) para garantir o título.

Enfrenta o Internacional, o Botafogo e a Chapecoense em casa. Sai para pegar o Atlético-MG (talvez o jogo mais importante) e encerra o campeonato contra o Vitória, em Salvador.

flamengo_corinthians_time_2016

2º Flamengo (chances de título: 7%)

O cheirinho do Flamengo perdeu o aroma depois de três jogos sem vencer. A distância do líder, que era de um ponto, agora está em cinco.

Depois de jogos cascudos, a sequência do Mengão é bem parecida com a do Palmeiras em nível de dificuldade: Tem o clássico com o Botafogo, o jogo contra o América-MG e contra o Santos (o mais importante deles) em casa. Joga fora contra Coritiba e Atlético-PR (esse seu último jogo).

O Flamengo, se quiser ser hepta (ou hexa, como queiram) vai precisar torçer para mais tropeços do Verdão E não tropeçar como vem fazendo. Jogos contra o Botafogo e o Santos serão cruciais para manter o cheirinho no ar.

622_cdfa3121-f8f8-37b1-b0f1-885b11a0b5c4

3º Santos (chances de título: 5%)

O Santos ganhou uma sobrevida na luta pelo título após a última rodada: ganhou o clássico contra o líder e viu seus adversários empatarem, entrando no bolo de vez.

Mesmo assim, a situação é difícil, pois precisa fazer 6 pontos a mais que o Palmeiras. Enfrenta a Ponte, Cruzeiro e Flamengo (jogo mais importante) fora de casa, e Vitória e América-MG (último jogo) em casa.

Dos quatro, é o único que vai jogar a última ao lado da sua torcida. É uma sequência boa, mas os seus maiores desafios são fora de casa, e não pode pensar em tropeçar nesses jogos caso queira alcançar o Verdão.

Para Santos e Flamengo, um empate na partida entre eles pode tirar a chance de título de ambos. Esse é um jogo-chave para o campeonato.

atletico_mg_x_melgar

4º Atlético-MG (chances de título: 2%)

O Atlético-MG vive um dilema. Está bem rumo ao bi da Copa do Brasil, mas ainda tem chances de título no Brasileirão. Vamos buscar as duas?

Robinho, Fred, Pratto e cia tem 7 pontos de desvantagem do líder, mas pelo menos ainda joga contra o Palmeiras EM CASA. Fora o Verdão, ainda tem o São Paulo – que não anda nada bem das pernas – para enfrentar em seus domínios.

Joga contra o Coritiba, o Santa Cruz e a Chapecoense (último jogo) fora de BH. De todos os líderes (e, apesar de ter os jogos mais difíceis em casa), tem a sequência menos complicada.

O jogo-chave é contra o Palmeiras. Se não vencer, vai ter que gabaritar seus outros jogos e torcer para que todos os 3 acima simplesmente parem de jogar, ou pode dar adeus a taça do Brasileirão por 2016.

= = =

Prognóstico AG:
* Palmeiras será o campeão na bacia das almas
* Santos será o vice-campeão fungando no cangote do Palmeiras
* Atlético-MG terminará em 3º e pegará vaga para a fase de grupos da Libertadores
* Flamengo perde cheirinho e vai ter que jogar a Pré-Libertadores

(Amanhã vemos a turma que briga pelas novas vagas da Libertadores!)

= = =

Ultimamente a gente tá quebrando a cara com essa de prognóstico. Você concorda com a gente ou o Brasileirão terá um desfecho diferente? Comenta aí!

Seja mais um Geraldo da Arena! Receba as nossas novidades direto do seu e-mail!