Área de Imprensa

Arena Análise: Reta Final do Brasileirão 2016 – Rebaixamento

2_2

O Brasileirão entra na sua reta final. Hoje, finalizando essa super análise sobre as 5 últimas rodadas da competição, vamos ver como está a disputa contra a degola.

Quem está mais arriscado a disputar a Série B em 2017? Vamos conferir agora.

Levando em conta as contas (sic) do site Infobola, um time está salvo da degola se atingir 45 pontos (hoje, a Ponte Preta tem essa pontuação e não consta na tabela de candidatos a Z4). Então vamos confiar nessa conta também.

622_497edc0c-eab4-3e66-a4da-92c5d1c4396a

20º Santa Cruz (chance de queda: 99%)

19º América-MG (chance de queda: 99%)

Santa Cruz e América-MG são avaliados juntos pois não dependem mais de si para o acesso. Apesar de, matematicamente, ainda existir chances, um salvamento é improvável.

Com 15 pontos em disputa, se eles vencerem todas as suas 5 partidas restantes, ficariam com 39 e 43 pontos respectivamente, pontuação que raramente salva clubes da segunda divisão.

É de se surpreender, pois ambos vieram com credenciais muito boas para o campeonato: o América é o atual campeão de Minas, e o Santa Cruz venceu a Copa do Nordeste, e teve um início arrasador na Série A deste ano.

61006509_rafael-marques-3rd-r-of-brazil27s-figueirense-celebrates-with-teammates-his-goalagainst-br

18º Figueirense (chance de queda: 93%)

A situação do Figueirense é muito delicada. Quando jogava a Sulamericana – e chegou a vencer o Flamengo – estava razoavelmente longe da degola. Desde então não conseguiu engrenar vitórias, e acabou parando no Z4. Vai ter que arrumar 12 pontos (ou vencer 4 jogos) para escapar do rebaixamento e torcer para bons tropeços de, pelo menos, duas equipes acima.

Seus dois jogos em casa são contra candidatos a Libertadores (Corinthians e Fluminense), e enfrenta três candidatos a degola fora de casa (Chapecoense, Vitória e Sport). O jogo contra o Vitória, por exemplo, pode rebaixar os dois.

735449308-vitoria-vence-de-virada

17º Vitória (chance de queda: 51%)

O Vitória até esboçou um campeonato regular, só perambulando as últimas posições, mas parece que o Z4 tem algum tipo de atração irresistível. O Vitória não terá vida fácil, pois precisará de 9 pontos (ou 3 vitórias) nos seus últimos 5 jogos – além, claro, de secar quem está acima dele.

Tem pela frente dois candidatos ao título (Santos, fora, e Palmeiras, em casa – sua última partida), além de dois candidatos a degola (Figueirense, em casa, e Coritiba, fora). Começa sua sina pegando o Atlético-PR, em casa.

inter-568212

16º Internacional (chance de queda: 29%)

Ostentando ser um dos clubes brasileiros que nunca conheceu as divisões inferiores do nosso futebol, o Inter é a grande decepção do campeonato. Até a 10ª rodada, todos achavam que o Colorado iria brigar pelo título – que não vem desde a década de 1970. Só que a queda foi feia. Muito feia. Saiu da liderança para o Z4 rapidamente, deixando torcida e diretoria desesperadas.

Deu uma reagida nas últimas rodadas, o que já deixa ele se salvar por suas próprias forças. Para se garantir, 7 pontos são necessários (ou 2 vitórias e um empate).

Tem pela frente o líder Palmeiras e dois candidatos a Libertadores, Corinthians e Fluminense, todos fora de casa. Recebe Cruzeiro e Ponte Preta em casa.

noticia_865584_img1_1025coxa1

15º Coritiba (chance de queda: 14%)

O Coxa fez sua Série A padrão, perambulando as redondezas do Z4 durante todo o campeonato. Se garante em mais uma Série A com duas vitórias (ou uma vitória e três empates).

Enfrenta dois candidatos ao título (Atlético-MG fora e Flamengo em casa) e dois candidatos ao Z4 (Santa Cruz e Vitória, ambos em casa). Fecha contra a Ponte, fora de Curitiba.

622_1897e859-c6b3-325c-9776-3ec65c78e2d6

14º Sport (chance de queda: 10%)

O Leão da Ilha vinha tirando onda por ser o melhor nordestino da competição. De certa forma ainda é, mas pode não adiantar se cair para a Série B. Com um time bem montado, mas mal entrosado, até que chegou a namorar o G4, mas depois caiu de produção. Precisa de 5 pontos para ficar mais um ano na Primeirona.

Joga em casa contra Cruzeiro e Figueirense (seu último jogo), e viaja para enfrentar Grêmio, Atlético-PR e América-MG.

515583-970x600-1

13º Cruzeiro (chance de queda: 3%)

O Cruzeiro ficou no Z4 algumas rodadas, e perambulando pelas redondezas em outras. Mano Menezes deu liga ao time, que chegou nas semifinais da Copa do Brasil. Precisa só de mais quatro pontos para se assegurar na Série A.

Tem três pedreiras em casa: Fluminense, Santos e Corinthians. E sai para pegar Sport e Internacional. De todos os times citados, essa é a sequência mais complicada mas, como vimos na pontuação para o salvamento, ele pode se safar bem.

bbf41833b752756eb34a4e07961dc06c_xl

12º São Paulo (chance de queda: 1%)

UMA VITÓRIA. Uma simples vitória. É tudo o que o tricolor precisa pra sair dessa situação incômoda de flerte com a Série B. Pode parecer pouco, mas ele teria conseguido isso na rodada passada, quando PERDEU para o vice-lanterna América-MG.

Para não pagar esse mico, o Tricolor recebe Corinthians, Grêmio e Santa Cruz (seu último jogo) e joga fora de casa contra Chapecoense e Atlético-MG.

cha18

11º Chapecoense (chance de queda: 1%)

A Chape vem fazendo bonito na SULAMERICANA – está na semifinal contra o San Lorenzo, da Argentina – , e precisa apenas de mais dois pontinhos para não correr nenhum perigo desnecessário.

Uma vitória (ou dois empates) é suficiente para a Chape virar a chave (hehe) e ir buscar seu título internacional e, por tabela, sua vaga na Libertadores 2017.

A série não será das mais fáceis: recebe Figueirense, São Paulo e Atlético-MG e sai para jogar contra Botafogo e Palmeiras.

===

Bem, vamos ao nosso prognóstico maroto e quase nunca sempre certeiro:

11 – Chapecoense (não consegue o título da SULA, mas faz bonito e ganha outra chance – isso se não passar Ponte e Grêmio na tabela)
12 – Cruzeiro (vai conseguir o suficiente até pra SULAMERICANA)
13 – Internacional (escapa da degola e pega vaga na SULA graças ao Atlético-MG e o Grêmio)
14 – São Paulo (vai escapar na bacia das almas)
15 – Sport (conseguiu ser o melhor nordestino afinal)
16 – Vitória (escapa na penúltima rodada)
17 – Coritiba (não consegue mais render nada)
18 – Santa Cruz (ainda tenta reação, mas é tarde demais)
19 – Figueirense (cai sem reagir)
20 – América-MG (já caiu)

===
Será que a gente vai acertar dessa vez? Comenta aí!

Seja mais um Geraldo da Arena! Receba as nossas novidades direto do seu e-mail!