Você é a favor ou contra as Torcidas Organizadas nos estádios?

As TOs (pra simplificar) trazem alegria, colorido e vibração ao cinza frio das arquibancadas – que nem é tão cinza assim, mas enfim…

No entanto, em certos casos, as TOs viram esconderijos para pessoas que querem fazer tudo, menos torcer para seu clube de coração. Confusões, xingamentos, brigas, tudo por conta de rivalidades, acabam prejudicando os clubes que eles deveriam “incentivar”.

A ESPN.com.br fez um levantamento, desde 2011 até hoje, e contabilizou 17 clubes da 1ª divisão punidos por conta de atos da torcida. As punições variam de jogos sem torcedor ou jogar a 100 km de distância de suas sedes.

FLAMENGO X PALMEIRAS

Essas punições acabam por trazer prejuízo financeiro e de campanha dos clubes no Brasileirão. Enquanto pagava a punição de 4 mandos de campo em 2012, faltando 10 rodadas para o fim do campeonato, o Palmeiras acabou perdendo pontos preciosos sem o apoio da torcida – o que contribuiu para o rebaixamento alviverde.

A confusão na última rodada do Brasileirão de 2013, no jogo entre Atlético-PR e Vasco afetou tanto vascaínos quanto rubronegros paranaenses. Estes, inclusive, são os líderes do ranking, com 11 mandos de campo fechados/longe da sede.

Palmeiras e Flamengo – cujas torcidas protagonizaram um papelão em Brasília recentemente – tiveram as punições divulgadas: o STDJ puniu o Verdão por uma partida sem torcida. Já o Flamengo, mandante daquele jogo, vai precisar mandar uma partida longe do Rio. Sem problemas, pois ele já marcou jogo contra o Flu para a Arena das Dunas, em Natal.

O Flamengo, aliás, sofreu sua primeira punição por conta de torcidas – pelo menos no período do levantamento.

images22O spray de pimenta jogado nos torcedores de Flamengo e Palmeiras chegou a boa parte do estádio, afetando torcedores e jogadores.

Confira o Ranking do ESPN com punições por mau comportamento, de 2011 até 2016:

Atlético-PR, 11 jogos
Corinthians, 9 jogos
Goiás, 6 jogos
Vasco, 5 jogos
Palmeiras, 5 jogos
Cruzeiro, 3 jogos
Figueirense, 3 jogos
Atlético-MG, 2 jogos
Ponte Preta, 2 jogos
São Paulo, 2 jogos
Atlético-GO, 1 jogo
Bahia, 1 jogo
Coritiba, 1 jogo
Grêmio, 1 jogo
Joinville, 1 jogo
Sport, 1 jogo
Flamengo, 1 jogo

E aí, seu time já foi prejudicado por conta de punições assim? Comenta aí!

folder AG News
Clubes citados no post
                 
Seja mais um Geraldo da Arena! Receba as nossas novidades direto do seu e-mail!