AG News Arena Olímpica

Formiga: a interminável

A Seleção feminina de futebol brasileira foi convocada hoje pelo treinador Vadão. E nossa Seleção já vai bater recordes significativos, mesmo sem ter entrado em campo!

Nascida Miraildes Maciel Mota, mas consagrada como Formiga, a atacante foi confirmada na equipe que disputará os Jogos Olímpicos mês que vem. A jogadora ao entrar em campo na primeira partida do torneio, contra a China, no dia 3/08, baterá três recordes!

528258-970x600-1

* A brasileira com mais participações em Olimpíadas, com seis (de Atlanta 1996 a Rio 2016) – superando Fofão, do vôlei, que disputou cinco (Barcelona 1992 a Pequim 2008).
* A única atleta do futebol feminino a disputar todas as edições da modalidade, desde que foi incluída no calendário em Atlanta 1996.
* A atleta que mais participou dos Jogos entre atletas de esportes coletivos, igualando o espanhol Manuel Estiarte, do polo aquático, e a russa Evgeniya Artamonova Estes, do vôlei.

Vadão, entretanto, não pensou em nenhum desses recordes ao convocar a experiente jogadora. Ela será um dos pilares para a nova tentativa do ouro olímpico – o Brasil bateu na trave em duas oportunidades:

“Com toda sua experiência de Olimpíada e seleção, ela será quem vai dar o equilíbrio para as jogadoras mais jovens. Mas também aquelas que nunca jogaram uma Olimpíada. Aí entra a Formiga, a Marta, a Cristiane, aquelas que estão acostumadas e que dão uma sustentação maior dentro do grupo”, destacou Vadão.

O treinador da Seleção revelou que decidiu fazer um misto entre experiência e juventude na convocação. Por exemplo, Maurine foi preterida por uma lateral mais ~jovem~. A opção da goleira, por outro lado, casa com as falhas de Luciana na Copa do Mundo, e por denúncias em um suposto esquema de resultados na final do Brasileirão feminino.

São 18 atletas convocadas mais quatro suplentes. Perceba que algumas delas estão na Seleção Permanente da CBF, algumas participando de Campeonatos da CBF (como o Brasileirão) através de DRAFT.

20160712144141_57852bd5dae58_llKvKnm

Confira a escalação:

Goleiras
Bárbara (Seleção permanente)
Aline (Seleção permanente)

Defensoras
Mônica (Orlando Pride/EUA)
Rafaelle (Changchun Club/China)
Bruna Benites (Seleção permanente)
Érika (PSG/França)

Laterais
Fabiana (Dalian Quanjian/China)
Poliana (Houston Dash/EUA)
Tamires (Fortuna Hjørring/Dinamarca)

Meio-campo
Formiga (Seleção permanente)
Thaisa (Seleção permanente)
Andressinha (Houston Dash/EUA)
Marta (FC Rosengard/Suécia)

Atacantes
Debinha – (Dalian Quanjian/China)
Cristiane – (PSG/França)
Andressa Alves (Barcelona/Espanha)
Bia Zaneratto (Steel Red Angels/Coreia do Sul)
Raquel (Changchun Club/China)

Suplentes:
Luciana – (Seleção permanente) – goleira
Camila – (Seleção permanente) – lateral
Darlene – (Changchun Club/China) – atacante
Thais Guedes – (Steel Red Angels/Coreia do Sul) – atacante

E aí, será que dessa vez dá ouro? Comenta aí!

Seja mais um Geraldo da Arena! Receba as nossas novidades direto do seu e-mail!