O Google homenageou hoje, com seu Doodle, os 120 anos dos Primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna.

No exato dia de hoje, mas do ano de 1896, o francês Barão de Coubertin, grande entusiasta dos Jogos Olímpicos da Era Antiga, finalmente idealiza seu grande sonho: recriar os Jogos na nossa era, trazendo da antiguidade o ideais de celebração da paz e do esporte.

Num mundo pré-guerras mundiais, a tentativa era de congregar os povos em torno de um único objetivo: o esporte.

As Olimpíadas originais aconteciam sempre na cidade de Olímpia, na Grécia antiga, a cada quatro anos. Além das disputas esportivas – que chegavam a interromper guerras enquanto os jogos aconteciam – também haviam celebrações para louvar Zeus, o deus dos deuses na mitologia grega.

Elas acabaram por conta de guerras e do enfraquecimento da civilização grega. O Barão de Coubertin, ciente da situação política mundial e um apaixonado pelo evento esportivo grego, dizia que o esporte é o único instrumento capaz de unir diferentes povos, credos e religiões e de parar até guerras.

A cerimônia de inauguração aconteceu no reformado estádio Panathinaiko, com o discurso de abertura feito pelo rei da Grécia, Jorge I, diante de cem mil espectadores.

Durante a competição, alguns nomes se destacaram, como o primeiro vencedor da história das maratonas, que foi o grego Spiridon Louis, pastor de ovelhas e carteiro – é ele inclusive que ilustra um dos Doodles de hoje.

Nos primeiros jogos da Era Moderna, duzentos e quarenta atletas – todos homens – representaram 14 países, disputando 43 eventos em 9 esportes, entre os dias 6 e 15 de abril de 1896. Números bem modestos frente aos Jogos Olímpicos atuais – no Rio, por exemplo, serão 10,5 mil atletas – homens e mulheres, estas pela primeira vez disputando todos os esportes do programa – de 206 países, disputando 306 eventos de 28 esportes com 42 modalidades!

Vão se preprando aí, pois a partir de maio vamos ter uma overdose de Olimpíadas por aqui na Arena. AGUARDEMMMMM

Seja mais um Geraldo da Arena! Receba as nossas novidades direto do seu e-mail!