img_6409

A Taça Libertadores sempre foi objeto de desejo pelos torcedores (é até citado como obsessão por algumas músicas de torcida). Chegar ao topo da sulamérica – e, por tabela, representar o continente no Campeonato Mundial – é um dos grandes objetivos dos clubes ao classificar para a competição.

No entanto, nos últimos anos, disputar a Libertadores não está sendo tão vantajoso assim. Por exemplo, o Paulistão paga mais em premiação do que a Libertadores. Ir para os estrangeiros apanhar de graça? Eu apanho em casa mesmo…

Antes que você pense que é coisa só aqui da nossa vizinhança, isso parece ser uma tendência: até a UEFA sofre com isso.

A Champions League, recentemente, divulgou novas regras para evitar uma debandada dos clubes que ameaçaram criar uma liga alternativa. Isso pois não tinham tanto lucro quanto poderiam ter.

Por causa de um movimento parecido aqui nos nossos lados (tanto a Liga dos Campeões das Américas quanto o “Clube dos 13” Sulamericano), a CONMEBOL decidiu também dar um upgrade na Libertadores.

As mudanças anunciadas pela CONMEBOL, em reunião em Reunião em Assunção no dia de ontem, já valem para 2017.

622_3e921948-62fa-305a-8304-8fc6f8496293-gif

O Atlético Nacional – COL venceu a Libertadores desse ano, e está nas quartas-de-final da Sulamericana. Com a nova regra, isso não acontece mais.

Mudanças para a Libertadores (já em 2017)

  • A Libertadores será mais parecida com a Liga dos Campeões da Europa: com mais clubes, durará de fevereiro a novembro, contando com duas fases preliminares, de mata-mata, antes da definição dos grupos.
  • Dez clubes que não avançarem às oitavas de final da Libertadores terão a oportunidade de seguir na Sul-Americana, da mesma forma que acontece na Champions e na Europa League.
  • A Copa Sul-Americana também terá mudanças, se comportando de forma parecida com a Europa League, mas sendo disputada entre junho e dezembro.
  • Os vencedores dos dois torneios garantirão uma vaga direta na fase de grupos da edição seguinte da Libertadores.
  • Está sendo estudada a possibilidade da final ser disputada em partida única em um campo neutro, assim como é na UCL.

– Depois de uma análise criteriosa das necessidades e características próprias do futebol sul-americano, decidimos adotar o calendário anual para a Libertadores. Por muito tempo os clubes tiveram que escolher entre o campeonato local e os torneios continentais, e isso afeta a qualidade de ambas as competições. Essa mudança nos permitirá melhorar o desempenho esportivo nos torneios nacionais, proteger os jogadores e, além disso, potencializar a qualidade de jogo das copas continentais – afirmou Alejandro Domínguez em comunicado.

E as vagas, meu querido, vão aumentar?

9plg6fjq7n3yo2qowfaz9wpcn

Sim, as vagas vão aumentar, mas não foram definidas quantas seriam e como ficaria a distribuição entre os países.

O Brasil, afoito que só ele, já pediu à CONMEBOL mais vaguinhas, mas a confederação afirmou que ainda não recebeu solicitações oficiais de nenhum membro.

Acontecerá uma reunião no próximo domingo em Bogotá (Colômbia) para fechar os detalhes do novo formato. Nessa reunião serão definir quantas vagas cada país receberá na nova edição da Libertadores.

E o nosso calendário, como fica?

A CBF, que teima em manter um calendário totalmente deslocado do resto do mundo, pode estar em sérios apuros.

Oficialmente, a Confederação Brasileira de Futebol não encara a decisão como certa, pois ainda tem o encontro de Bogotá para fechar tudo. No entanto, diz se preparar para fazer as adaptações:

– A CBF, junto com as outras nove Federações filiadas à CONMEBOL e com a Federação Mexicana, está na sede da entidade pra ouvir uma proposta de mudança nas competições Sul-americanas. Todos os filiados serão ouvidos para que a ideia final seja remetida ao Comitê Executivo para aprovação. Quando aprovada, a proposta será devidamente anunciada com todos os seus detalhes, diz a nota da CBF sobre a questão.

Muita coisa precisa ser ajustada: como ficaria a distribuição das vagas para a Copa Sulamericana? E a Copa do Brasil, voltaria a não contar com a turma que disputa a Libertadores? E o Calendário de 2017 que já foi divulgado?

Pelo visto, a “Liberta” vai ganhar uma excelente atualização. Esperamos que o nosso futebol finalmente acompanhe o resto do mundo.

Fonte

===
E aí, gostou das novidades? Comenta aí!

Seja mais um Geraldo da Arena! Receba as nossas novidades direto do seu e-mail!