Área de Imprensa

Ranking Arena Geral de Clubes 2017

Uma das coisas que deixam os torcedores mais agitados nas xoxomidias são os rankings. Classificar qual time é melhor sempre traz discussões. Além da zoeira tradicional, se questionam muito que critérios são usados para esse time ser melhor que aquele.

No futebol mundial, dois rankings se destacam, como o ranking da IFFHS, uma federação que reúne estatísticas sobre futebol – aliás, pra quem curte futebol e estatística, é uma excelente pedida.
Outro bem polêmico é o da FIFA, especificamente para Seleções – a gente já fez um post sobre ele.

Quando falamos de Ranking de Torcidas também temos vários, como esse aqui, feito periodicamente pela Folha. Nele, Flamengo e Corinthians são os mais populares do país.

Falando do nosso futebol, vários sites e até mesmo a própria CBF tem o seu ranking, com critérios diversos – e, por muitas vezes, sem sentido.

E o que faremos quanto a essa discussão? Óbvio, vamos jogar mais gasolina nessa fogueira! Ano passado, criamos por aqui o RANKING ARENA GERAL DE CLUBES – também conhecido como RAC.

Aqui, diferentemente dos outros rankings, quem levanta a taça pontua mais. Os campeões no nosso RAC sempre serão valorizados, mas quem chega parto disso também é – claro, com uma pontuação proporcionalmente menor frente ao campeão.

Confira o TOP 10!

Durante os últimos dias, na nossa Fanpage no Facebook, apresentamos os clubes classificados no RAC 2017 das posições 30 a 11. Agora, veja como ficou o nosso TOP10!

10

Vasco-RJ

Abrindo o TOP 10 temos o Vascão!

Vasco subiu 3 posições no Ranking vencendo o Campeonato Carioca e subindo da Série B para a Série A na 3ª colocação.

Ele empata com o Botafogo (11º lugar), mas o primeiro critério de desempate é “Título mais recente”, e o Vasco foi campeão carioca ano passado.

9

Flamengo-RJ

O Flamengo agora está em 9º lugar no RAC!

Mesmo que o Flamengo não tenha ganhado títulos ano passado, o “cheirinho” foi forte o suficiente para pontuar no Ranking, com o 3º lugar no Brasileirão e na Copa da Primeira Liga e 4º lugar no Cariocão.

8

Corinthians-SP

Em 8º lugar temos o Corinthians!

O ano do Corinthians não foi dos melhores. Longe de levantar taças, pontuou apenas com o 3º lugar do Paulista. O título do Brasileirão de 2015, no entanto, o segura no TOP 10.

7

Santa Cruz-PE

SURPRESA! O Santa Cruz está em 7º lugar no RAC!

Parece irônico o Santa estar no TOP 10 tendo sido rebaixado na Série A de 2016. No entanto, nossa regra afirma que rebaixamento não tira pontos. E tirando esse fato, o ano do Santa Cruz foi muito bom: Campeão Pernambucano e do Nordeste.

6

Internacional-RS

Em 6º lugar temos o Colorado gaúcho!

O mesmo que houve com o Santa Cruz ocorre com o Internacional. Ele foi rebaixado para a Série B mas, seu surpreendente desempenho estadual o segura no TOP 10: ele é HEXACAMPEÃO GAÚCHO! Bons desempenhos na Copa da Primeira Liga e Copa do Brasil o mantiveram no alto.

5

Grêmio-RS

O Grêmio ocupa a 5ª posição do nosso RAC!

O Grêmio via seu rival ser campeão gaúcho seis vezes seguidas, mas finalmente conseguiu erguer uma taça. E logo a Copa do Brasil, o que lhe rendeu muitos pontos.

4

Cruzeiro-MG

O último líder do RAC caiu para 4º lugar…

O Cruzeiro não levantou taças ano passado, e os títulos brasileiros que conquistou já não tem o mesmo peso na pontuação. O 3º lugar da Copa do Brasil evitou queda maior na nossa tabela.

3

Santos-SP

O Santos abre o nosso pódio no RAC!

O Santos estava como o Internacional no âmbito estadual: sempre ganhava ou chegava na final nos últimos anos. A diferença é que à nível nacional chegou mais forte: ano passado foi vice-campeão brasileiro, além de obviamente ser campeão paulista.

2

Palmeiras-SP

O Verdão fica com o vice-posto no nosso Ranking!

O Palmeiras vem tendo bons frutos com a parceria com a Crefisa. Após vencer a Copa do Brasil em 2015, foi campeão brasileiro em 2016, o que QUASE fez o Verdão assumir a ponta do nosso RAC.

1

Atlético-MG

O Galão da massa assume a primeira colocação do noss ranking!

PERA LÁ! O GALO NÃO GANHOU NADA EM 2016, COMO ELE É O LÍDER?
Simples. Ele não ganhou, mas chegou muito perto, sendo vice no Campeonato Mineiro quanto na Copa do Brasil, e 4º lugar na Série A – foi um dos que mais pontuou em 2016. Juntando o fato de que ele sempre chega firme para títulos nos ultimos 5 anos o faz o time mais regular e acostumado a conquistas (ou a tentá-las).

Se o seu time não apareceu nem aqui nem na fanpage, ou você estranhou time A na frente de time B, existe uma relação completa do RAC que contém as pontuações, como elas foram obtidas e quais critérios foram usados, para não deixar dúvidas.

E aí? Concorda, discorda ou muito pelo contrário? Com sua ajuda, podemos refinar ainda mais o RAC para os próximos anos! Os comentários estão aí, fique à vontade, a casa é sua!

Seja mais um Geraldo da Arena! Receba as nossas novidades direto do seu e-mail!