AG News

Seleção Catalã de Futebol

O noticiário internacional ferveu ontem com a aprovação no Congresso da Catalunha do processo de independência da província para o Reino da Espanha. Os catalães desejam ser independentes da Coroa Espanhola já não é de hoje.

Segundo a turma do editorial político o processo não seria simples: todos as províncias espanholas, através da Constituição local, devem decidir a saída da Catalúnia. Outra limitação é a União Europeia: o novo país entraria no fim da fila para entrada de novos membros, o que prejudicaria economicamente. Isso sem falar na ONU
No campo do esporte, FIFA e COI (pra citar só esses dois) não aprovariam imediatamente – inclusive, o processo (caso realmente aconteça) terminaria em 2017, fazendo com que a Seleção da Catalunha não pudesse disputar a Copa do Mundo de 2018 (e, provavelmente, a de 2022 também).

selecion-catalunha

Seleção Catalã em jogo não-oficial FIFA, em 2013.

No entanto, como a imaginação vai longe, vamos brincar, junto com o Mário Magalhães, de E SE (como muito político faz hoje em dia). E SE a Catalunha conseguisse num processo nunca antes visto na história, dobrar Reino Espanhol, UE, ONU e FIFA e, num passe de mágica, pudesse disputar as Eliminatórias para a Copa do Mundo? Como seria montada a Seleção Catalã?

Caso você não saiba, o Barcelona – clube de Neymar, Messi, Suárez e cia – fica na região. E como o Barça trabalha muito sua categoria de base, e muitos brilharam vestindo a camisa da Fúria, a Seleção Catalã teria nomes de peso!

Diretor de seleção: Carles Puyol

Técnico: Pep Guardiola

Assistente técnico: Xavi Hernández

Time titular:

Goleiro: Víctor Valdés (Manchester United)

Lateral Direito: Martín Montoya (Internazionale)
Zagueiro: Gerárd Piqué (Barcelona)
Zagueiro: Marc Bartra (Barcelona)
Lateral Esquerdo: Jordi Alba (Barcelona)

Volante: Sergio Busquets (Barcelona)

Meia: Thiago Alcantara* (Bayern de Munique)
Meia: Sergi Roberto (Barcelona)
Meia: Cesc Fàbregas (Chelsea)

Atacante: Gerard Deulofeu (Everton)
Atacante: Cristian Tello (Porto)

Reservas: Kiko Casilla (Real Madrid, 31), Marc Muniesa (Stoke City), Aleix Vidal (Barcelona), Bojan Krkic (Stoke City) e Isaac Cuenca (Bursaspor).

1364350_FC_Barcelona_B

Como seria o esquema da Seleção Catalã. Foi feito com o uniforme do Barcelona B (o que dá na mesma, se formos pensar bem :P)

Lembrando que, segundo a FIFA, não haveria nenhum problema desses jogadores serem convocados para a Seleção Catalã (caso um dia exista oficialmente para a entidade) mesmo já tendo vestido a camisa da Fúria, pois o país não existia na época.

Paira aqui uma dúvida sobre o Thiago Alcantara, já que ele é brasileiro, nascido na Itália, que preferiu jogar pela Espanha, apesar de ter sido cria do Barça. E aí, o que você acha? Ele pode ou não pode trocar denovo?

O que achou dessa Seleção? Comenta aí!

Seja mais um Geraldo da Arena! Receba as nossas novidades direto do seu e-mail!