Área de Imprensa

Sete filmes (ou documentários) sobre o esporte brasileiro

Hoje é Dia do Cinema Nacional. Para comemorar, vamos bancar os AdoroCinema e Omeletes da vida, indicando algumas produções cinematográficas envolvendo esporte e produzidas (ou inspiradas) aqui no Brasil.

Destacando que aqui não vamos colocar os vídeos com os filmes completos, por conta de direitos autorais. Mas encontrá-los nas internets a fora não é tão difícil, vamos combinar 😀

Sem mais, vamos à lista – cada um tem um link com análise completa.

Boleiros – Era uma vez o futebol

O filme é daqueles de comédia da Globo, mas dessa vez aborda os chamados “Boleiros”, veteranos do esporte bretão.

Um grupo de ex-jogadores se reúnem num bar em São Paulo para relembrar as histórias curiosas – boas e ruins – de suas carreiras em campo. São mini-filmes, contando cada uma das histórias. Várias nuances são focadas: o jogador que vem do Nordeste, o juiz “ladrão”…

Digamos que seria um filme do Resenha ESPN na década de 90.

Duração: 93min
Direção e roteiro: Ugo Giorgetti
Elenco: Otávio Augusto, Adriano Stuart, André Abujamra, Cazé Peccini, João Acaiabe, entre outros
Gênero: Comédia
Lançamento: 24 de abril de 1998

Pelé Eterno

Um dos documentários mais importantes do esporte brasileiro, Pelé Eterno mostra obviamente a carreira do Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, com imagens da sua carreira e entrevistas com o Rei e com pessoas que conviveram em campo e fora dele com Pelé.

O hype do documentário vinha de anos, e só em 2004 ele foi lançado. Não era comum (aliás, ainda não é) documentários serem veiculados no circuito de salas de cinema. Claro, existem, mas não com tanta força quanto filmes como Pelé Eterno. Não foi um sucesso de bilheteria, mas ainda assim é um marco no cinema nacional.

Direção e Produção: Aníbal Massaini Neto
Roteiro: José Roberto Torero
Narração: Fúlvio Stefanini
Gênero: documentário
Lançamento: 25 de junho de 2004

Uma menção precisa ser feita antes de seguirmos: muitas imagens do Rei em ação são do excelente Canal 100, que documentou a história do nosso futebol desde que era possível documentá-la em imagem. Se vamos lembrar de esporte nos cinemas, o Canal 100 deve vir na cabeça na mesma hora!

Continuemos com um documentário que emocionou a todos que viram:

Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão

Não é só futebol que invade o cinema: esse documentário narra a vitoriosa trajetória de Ayrton Senna da Silva. Iniciando com o histórico GP de Mônaco de 1984, narra os fatos do tricampeão, as disputas com Prost, os títulos, os problemas nos bastidores e a trágica morte no GP de San Marino, em 1994.

Ao contrário dos outros documentários, este não é especificamente nacional (na verdade é uma produção anglo-francesa), mas entre na lista pelo personagem principal.

Um documentário emocionante e uma merecida homenagem a um dos maiores heróis do nosso esporte.

Direção: Asif Kapadia
Roteiro: Manish Pandey
Gênero: documentário
Lançamento: 12 de novembro de 2010

Senhores do Vento

Esse documentário narra a odisseia dos primeiros brasileiros, comandados por Torbem Grael, a dar a volta ao mundo na Volvo Ocean Race.

A aventura da Brasil 1 nos mares mundo a fora, em uma das mais incríveis competições do mundo, vão de lesões sérias, colisões com baleias e… atravessar um deserto?

Direção e roteiro: Isabella Nicolas
Gênero: Documentário
Lançamento: 2009

Geração de prata – O divisor de águas do vôlei brasileiro

O documentário mostra a história da seleção masculina de vôlei brasileira nos anos 80, que colocou o esporte em outro patamar aqui no país.

Apesar da maior conquista ter acontecido somente em 1992 – a medalha de ouro em Barcelona – , a geração anterior se destacou pela medalha de prata em Los Angeles 1984, e pelo jogo histórico contra a URSS no gramado do Maracanã, que definitivamente mudou o esporte no Brasil.

Direção: Paulo Roscio
Lançamento: 11 de Dezembro de 2007
Gênero: Documentário

Maracanã

Mais uma produção não exclusivamente brasileira, o documentário uruguaio conta a impressão DELES da Copa do Mundo de 1950: o mundo vindo a America do Sul resgatar a Copa do Mundo, todo o hype brasileiro para a competição e, obviamente, a decisão da Copa, em que o Brasil entupiu o Maracanã de pessoas para ver o Uruguai vencendo por 2×1, um doa maiores vexames do nosso futebol antes do 7×1, mas a maior glória do esporte uruguaio.

Ao contrário do que seria se fosso o Brasil o vencedor, os uruguaios não fazem zoação com os brasileiros, mas exaltam seus heróis e toda a repercussão no povo uruguaio em vez disso.

Lançamento: 2014
Direção: Andrés Varela e Sebastián Bednarik
Gênero: Documentário

Todos os corações do mundo

O último é, especialmente, um dos meus favoritos. A FIFA tinha o costume de caprichar mais nos seus documentários sobre a Copa, e esse documentário, que retrata a Copa de 1994 nos EUA, é o melhor deles. Não segue a ordem cronológica dos jogos, mas vai contando tudo em mini-histórias.

Por exemplo, após a introdução – com uma entrevista com a população norte-americana sobre o conhecimento deles sobre futebol e a Copa, já vai direto para a campanha da Argentina e Maradona.

Obviamente o arco principal é o da Seleção Brasileira, a vencedora do campeonato, e o trecho da final é o dos mais emocionantes.

Lançamento: 1996
Direção: Murilo Salles
Gênero: Documentário

===

Como você percebeu, muitos desses filmes aqui colocados são documentários. Não temos tantos filmes nacionais com o esporte de fundo, nem mesmo outros tipos de produções. O Manual do Homem Moderno tenta explicar essa carestia de produções não-documentárias.

Faltou algum filme na lista? Comenta aí!

Seja mais um Geraldo da Arena! Receba as nossas novidades direto do seu e-mail!