Arena Análise

Última rodada da Fase de Grupos – Libertadores 2017 [Parte 1]

A Libertadores vem chegando na fase final, e a Arena Análise, sempre precisa, chega para deixar o torcedor mais informado que o Moro no depoimento do Lula!

Nessa semana, três dos oito brasileiros na maior competição de clubes das Américas jogam suas últimas fichas na primeira fase. Os outros, digamos, jogam suas “penúltimas fichas”.

Vamos analisar a vida do Atlético-MG, Atlético-PR e Flamengo (e, por consequência os grupos 4 e 6). E só dos brasileiros, pois somos caseiros pra caramba!

Será que o seu time está bem ou não para a próxima fase da Libertadores?

Grupo 4 – A dupla brasileira na briga

Clube PG J V E D SG GP GC
Flamengo 9 5 3 0 2 10 5 +5
San Lorenzo 7 5 2 1 2 6 7 –1
Atlético Paranaense 7 5 2 1 2 6 8 –2
Universidad Católica 5 5 1 2 2 6 8 –2

Partidas
17/05 -> San Lorenzo-ARG x Flamengo
17/05 -> Universidad Católica-CHI x Atlético-PR

Um dos grupos mais emocionantes dessa primeira fase. Todos ainda tem chances de classificação e, excluindo o Flamengo, todos tem chances de eliminação total, até mesmo da SULA.

Os dois brasileiros jogam fora de casa. O Flamengo vai até a Argentina pegar o time do Papa. Um empate dá o primeiro lugar ao rubronegro. O Atlético-PR poderia igualar, mas precisa vencer por 7 gols de diferença.

O título carioca mostrou que o Mengão não tem Diegodependência, como muita gente diz. Não parece ser mais empolgação do torcedor o fato do Flamengo ser um dos favoritos mas, antes de pisar em Dubai, precisa pisar nas oitavas.

A situação do Atlético-PR, no entanto, perdeu uma grande oportunidade de se classificar levando um sacode do time do Papa. Porém ele pode se classificar até perdendo, caso o San Lorenzo perca com diferença de placar maior.

Depois de um início muito bom, a derrota para o San Lorenzo e a perda do título paranaense para o Coritiba estremeceu a confiança do time e da torcida. A chance de ficar de fora até da SULA é real.
O desafio do Furacão é contra o Universidad Católica, no Chile.

Flamengo: Vitória ou empate o classifica em 1º lugar. Se classifica perdendo se o jogo entre Atlético-PR e Universidad Católica não terminar com vitória do Furacão.

Atético-PR: Vitória o classifica somente se o Flamengo não perder. Empate serve se o Flamengo vencer. Derrota pode classificá-lo se o San Lorenzo perder com diferença de dois gols maior do que o Furacão.

Chances do site infobola:
Flamengo: 82%
Atlético-PR: 42%

Grupo 6 – O Galo agora quer o primeiro lugar

Clube PG J V E D SG GP GC
Godoy Cruz 11 5 3 2 0 9 4 +5
Atlético Mineiro 10 5 3 1 1 13 5 +8
Libertad 5 5 1 2 2 6 8 –2
Sport Boys 1 5 0 1 4 7 18 –11

Partidas
16/05 -> Libertad-PAR x Sport Boys-BOL
16/05 -> Atlético-MG x Godoy Cruz-ARG

O Galo já garantiu sua vaga nas oitavas (aliás, foi o único brasileiro a conseguir antecipadamente). A briga agora é pelo 1º lugar do grupo, e tem confronto direto com o Godoy Cruz, da Argentina, em casa.

O clima no clube mineiro não poderia ser melhor: os medalhões vem se destacando (Robinho, Fred, Elias) e o treinador Roger Carvalho, mesmo ainda com desconfiança do torcedor, vem dando liga ao time, que recentemente venceu o Campeonato Mineiro.

Para ser LIDEL do grupo (e ganhar vantagem de, pelo menos nas oitavas, decidir em casa), precisa vencer o clube argentino.

Aliás, essa é a única decisão do grupo. O Libertad já se garantiu na Sulamericana, e o Sport Boys foi eliminado.

Existe ainda a possibilidade do Atlético-MG tentar o 1º lugar geral – que daria vantagem de decisão em casa em todas as fases restantes – mas teria que estar com a seca-pimenteira muito afiada.


Semana que vem nós voltamos com o prognóstico da última rodada para os outros brasileiros!

E aí, Flamengo, Atlético-PR e Atlético-MG seguem firme na Libertadores? Comenta aí!

Seja mais um Geraldo da Arena! Receba as nossas novidades direto do seu e-mail!