AG News

Uma Noite no Museu (Esportivo)

Hoje é Dia Mundial dos Museus. Você aí, que não curte muito a ida a estes importantes locais onde a arte e a história se encontram, pode se interessar em ver museus esportivos.

Não somente nesse dia, mas em diversos outros, aqui temos um acervo de referências esportivas para você visitar, conhecer e se informar.

Estádios

Os estádios de futebol também tem sua história. Organizado nos famosos Tours ou com uma estrutura de museu mesmo, a história dos templos futebolísticos está registrada.

Como exemplo temos o Museu do Futebol, localizado sob as arquibancadas do estádio do Pacaembu, em São Paulo. O acervo de fotos e histórias do futebol brasileiro e mundial que existe lá é um dos mais ricos.
Esse é um museu interativo, onde o visitante não apenas olha, mas também participa.

Já o Tour do Maracanã é um dos mais famosos. Além de passear pela memória do futebol brasileiro e carioca, há a possibilidade de conhecer os detalhes do estádio. Uma parada obrigatória do Tour é a Calçada da Fama, onde grandes jogadores do futebol brasileiro e mundial tem seus pés marcados para a eternidade.

BH também tem seu museu futebolístico. Aberto em 2013, o grande diferencial do museu e confrontar a história gloriosa do futebol mineiro e nacional com a sociedade no Século XX e XXI.

Grandes eventos também deixam seu legado. Depois do Rio 2016, a cidade mantém um Museu da Cidade Olímpica, no Complexo do Engenhão. O espaço busca difundir a história da Olimpíada e da cidade através de espaços interativos, como um “sobrevoo” pela cidade, dando enfoque as obras olímpicas.

Museu Cidade Olímpica

Não podemos esquecer dos museus itinerantes, que levam a diversos lugares peças muito interessantes. No ano passado, em virtude da Rio 2016 (mesmo não sendo oficial), um dos maiores acervos de itens esportivos do mundo foi exposto em diverso lugares do país.

A exposição chamada Esporte Movimento, tinha uma seleção de 1.300 itens da coleção de mais de 70 mil artefatos esportivos pertencentes ao colecionador Roberto Gesta de Melo, que é representante da América do Sul no Conselho da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo (CONSUDATLE). A mostra conta com selos, moedas, troféus, tochas, fotografias, vídeos, medalhas originais e demais objetos relacionados à história do esporte mundial, além de réplicas táteis de algumas peças expostas, a fim de promover a inclusão de deficientes visuais.

No entanto, o maior museu do mundo relacionado ao futebol não fica no Brasil. Obviamente fica no berço do esporte bretão, em Manchester, na Inglaterra. Encontram-se vários itens interessantes, entre assentos do Estádio de Wembley antes da reforma, camisas autografadas a… uma estátua de Micheal Jackson?

Memoriais

A Sala de Troféus não é o único local onde a história de um time reside. Diversos clubes pelo mundo tem a sua “Experience”, ou “Memoriais” que seriam Salas Temáticas com a história do time.

Alguns são bem marcantes

Aqui no Brasil, temos os seguintes Memoriais:

Memorial do Corinthians

Memorial das Conquistas (Santos)

Morumbi Tour (São Paulo)

Sala de Troféus do Fluminense

Museu do Inter

Memorial Hermínio Bittencourt (Grêmio)

Sabemos que faltaram muitos acervos esportivos, mas aqui temos uma amostra para “abrir seu apetite”. Quais você nos sugere?

Comenta aí! Vamos criar um acervo de acervos nesse post!

folder AG News
Clubes citados no post
      
Seja mais um Geraldo da Arena! Receba as nossas novidades direto do seu e-mail!