Análise segunda fase da Sulamericana 2020

A Copa Sulamericana está de volta.

Depois da parada em virtude da pandemia de COVID-19 (que nem está longe de acabar, aliás), o segundo torneio da CONMEBOL retorna juntando os classificados da primeira fase (lá do longínquo mês de fevereiro) com os terceiros colocados dos grupos da Libertadores.

Vamos analisar aqui os confrontos da segunda fase somente relacionados aos brasileiros.

Sobraram três clubes brasileiros na disputa. O Vasco e o Bahia (que vem da primeira fase) e o São Paulo (que vem da Libertadores).

Vamos ver o que cada um encara nessa fase?

Vasco x Caracas-VEN

O Cruz-Maltino viveu uma temporada em montanha russa desde que jogou a primeira fase da Copa Sulamericana.

Após passar apertado pelo Oriente Petrolero, iniciou o Campeonato Brasileiro com tudo, liderando e ficando na ponta da tabela por várias rodadas. O Ramonismo encantava os críticos e os vascaínos.

Só que, de repente, tudo veio à baixo. O Vasco, que lutava pela liderança, agora pena para não entrar no Z4. Graças a 8 jogos sem vencer.

Enfrenta o Caracas, que ficou em 3º no Grupo H da Libertadores, com apenas duas vitórias.

O time venezuelano tem uma dificuldade adicional por que o futebol do país só está voltando agora da paralisação para a pandemia do COVID19.

Em virtude disso, mesmo que pouco, a balança pende para o time brasileiro – principalmente se o artilheiro do time German Cano tirar a zica e voltar a marcar.

Prognóstico AG: Vasco passa apertado

São Paulo x Lanus

O tricolor paulista, assim como o Vasco, viveu dias melhores nesse ano antes de chegar a Sulamericana.

Aliás, não era mesmo o desejo do torcedor jogar a SULA em vez de uma fase oitavas-de-final da Libertadores, mas é isso que sobra ao 3º lugar da fase de grupos da Liberta.

Fernando Diniz e seus comandados ainda oscilam bastante na temporada, mas virou questão de honra tentar o título, coisa que não vem para o Tricolor desde o título da SULA de 2012.

Nessa fase tem uma parada dura. O Lanus é clube da Argentina, já precisou eliminar o Universidad Catolica do Chile na primeira fase, antes da parada da pandemia.

Só que o futebol argentino não voltou ainda dessa parada, então é a primeira partida do Lanus desde MARÇO!

Esse pode ser o elemento que dá vantagem ao tricolor – mesmo que o jogo da volta seja na Argentina.

Prognóstico AG: São Paulo passa apertado

Bahia x Melgar-PER

Em recompensa a mais uma boa campanha no Brasileirão, o Bahia chegou na Sulamericana e conseguiu eliminar seu primeiro adversário, o Nacional do Paraguai.

Só que o clube baiano estava em alta na época, com o campeonato baiano e indo bem na Lampions.

De lá pra cá, foi campeão baiano e vice da Copa do Nordeste. O que não se esperava era que o time iria tão ruim a ponto de brigar para não cair.

A chegada de Mano Menezes é uma esperança para que o Tricolor possa voltar a boa fase. E é assim que o time chega para jogar contra o Melgar.

Time peruano que também passou pela primeira fase da Sula, batendo o Nacional Potosi, da Bolívia.

O futebol peruano, ao contrário dos outros adversários brazucas, já voltou há algum tempo.

Só que está em baixa por conta da pífia/patética participação na Libertadores em que Alianza Lima e Binacional sequer conseguiram vaga na SULA.

Esse é o jogo mais difícil, mesmo que o Melgar não esteja tão bem das pernas, mas o Bahia tem mais coisas preocupantes para enfrentar.

Prognóstico AG: Melgar passa apertado.


Já tem jogo na próxima terça. Será que nossos clubes passam as oitavas? Comenta aí!

Deixe uma resposta