AG News

Arena Análise: Grupos da Champions 2015-2016 (Parte I)

ucl_2015_2016_1

Ontem aconteceu o sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League, um dos campeonatos de clubes mais afamados do mundo. 32 equipes foram divididas em 8 grupos de 4.

Desta vez, o sorteio contou com uma novidade: o box 1 tinha os campeões das 7 federações mais bem rankeadas na UEFA juntamente com o campeão da temporada passada. A Arena Geral então vai te ajudar a torcer dando uma destrinchada marota sobre as chances de cada um nos grupos.

Lembrando que de cada grupo, o campeão e o 2º lugar se classificam para a fase de oitavas-de-final. Os cruzamentos a partir dessa fase são decididos por sorteio. O 3º lugar de cada grupo vai disputar a fase de 16-avos de final da Europa League.

Sem mais, vamos conferir as análises para os quatro primeiros grupos.

Grupo A

grupoa

Malmo (Suécia): Clube que revelou Ibrahimovic, é mais conhecido pelo seu clube feminino – onde a nossa Marta jogou algumas temporadas. Campeão sueco, tirou o Celtic-ESC da Champions nos playoffs. Foi o único clube de seu país a chegar a uma decisão de Champions, em 1979, perdendo para o Notthingam Forest, da Inglaterra.
Expectativa: Deve ser eliminado na primeira fase

Shakhtar Donetsk (Ucrânia): Repleto de brasileiros (e tinha muito mais que hoje), o time ucraniano precisou passar pelo playoff desta vez, onde eliminou o Rapid Viena-AUS. Não tem a mesma força que antes, e caiu num grupo complicado.
Expectativa: Passa para a Europa League

Real Madrid (Espanha): Para tentar conquistar a 11ª, os Merengues querem apagar a temporada passada, em que não levantaram uma taçazinha sequer. Cristiano Ronaldo e cia, no entanto, já tropeçaram no primeiro jogo do Espanhol. Apesar disso, são favoritaços a vencer o grupo.
Expecativa: Classifica-se vencendo o grupo

PSG (França): Por causa do título francês, o PSG saiu como cabeça-de-chave. O clube francês persegue uma das únicas taças que falta ser conquistada nessa fase “endinheirada” do clube. Repleta de astros, o destaque será o reencontro de Ibrahimovic com seu clube formador, coisa que ele inclusive postou no seu twitter um dia antes do sorteio, parabenizando o Malmo pela classificação.
Expectativa: Classifica-se em 2º do grupo

Grupo B

grupob

Wolfsburg (Alemanha): Clube formado pelos trabalhadores da Wolksvagen, conquistou 2 de suas únicas 3 taças na temporada passada: venceu a Copa da Alemanha (sobre o Dortmund) e a Supercopa (sobre o Bayern). Foi vice-campeão da Bundesliga, o que credenciou o clube a participar da Champions.
Expectativa: Classifica-se em 2º do grupo

CSKA (Rússia): Foi vice-campeão do Campeonato Russo. Vindo dos playoffs, suou a camisa para passar pelo Sporting-POR. Pegou um grupo até bom, mas vai ter que fazer mais do que fez até agora na temporada para se classificar.
Expectativa: Passa para a Europa League

Manchester United (Inglaterra): Os Red Devils voltaram para a Champions fazendo bonito (mesmo sem vencer a Premiere League), precisando passar pelo Playoff. Só que foi um passeio contra o Brugge-BEL. A equipe de Van Gaal e Rooney tem todas as chances de se sair bem no grupo.
Expecativa: Classifica-se vencendo o grupo

PSV (Holanda): Mesmo sendo cabeça-de-chave e vencido o holandês com vários pontos de vantagem para o 2º colocado, o PSV deixou de ser aquela potência de anos atrás. Pegou um grupo equilibrado para sua força (exceção do United), mas dos 3 candidatos a vaga para as oitavas, é o que tem menos chances.
Expectativa: Deve ser eliminado na primeira fase

Grupo C

grupoc

Astana (Cazaquistão): Primeira vez que um clube cazaque passa à fase de grupos da Champions. Clube jovem, venceu o campeonato local e conseguiu sobreviver às fases eliminatórias, tirando o APOEL-CHI e Maribor-ESL, que já frequentaram a Champions. Cumpriu sua missão.
Expectativa: Deve ser eliminado na primeira fase

Galatasaray (Turquia): Tricampeão turco, deseja igualar sua mais gloriosa temporada, em que venceu a Copa da UEFA e a UEFA Supercup. Está em um grupo equilibrado, pode surpreender.
Expectativa: Passa para a Europa League

Atlético de Madrid (Espanha): Depois da temporada vitoriosa de 2013/2014 (campeão espanhol, vice-campeão da Champions), o clube de Madrid voltou ao ficar no quase. Tem potencial, mas o grupo é equilibrado demais. Fiquem de olho aí!
Expectativa: Classifica-se em 2º do grupo

Benfica (Portugal): Campeão português novamente, fez uma temporada boa em Portugal (vencendo também a Copa da Liga e a Supercopa), e quase faturou a Liga Europa. É o favoritaço do grupo.
Expecativa: Classifica-se vencendo o grupo

Grupo D

grupod

Borussia M’gladbach (Alemanha): Foi bem no campeonato alemão do ano passado, mas poderia ter tido melhor sorte no sorteio. Pegou 3 pedreiras a frente. Classificar para a Europa League será milagre.
Expectativa: Deve ser eliminado na primeira fase

Sevilla (Espanha): Volta e meia o clube da Andaluzia chega e vence uma Europa League (ou Copa da UEFA). Assim, vira figurinha carimbada nas competições européias. E pelo visto é novamente favorito a vencer a Europa League.
Expectativa: Passa para a Europa League

Mancehster City (Inglaterra): O clube azul celeste de Manchester não tem a mesma força dos anos de títulos, mas ainda tem um elenco respeitoso. Deve passar às oitavas. Só que, a partir daí, o negócio complica.
Expectativa: Classifica-se em 2º do grupo

Juventus (Itália): Pra mim, o FAVORITAÇO ao titulo desse ano. Um elenco forte que levou tudo na Itália ano passado, e não levou a Champions por causa do trio MSN do Barcelona. No entanto, como será sem o Tevez? Pelo menos na primeira fase passa sem dificuldades.
Expecativa: Classifica-se vencendo o grupo


Concorda, discorda, muito pelo contrário? Comenta aí!

Amanhã tem as análises dos grupos E a H. Não perca!

Seja mais um Geraldo da Arena! Receba as nossas novidades direto do seu e-mail!