Bundesliga se prepara para o retorno do publico nos estádios

Uma das primeiras ligas na Europa a retomar o futebol após a parada em virtude da pandemia de COVID-19, a Alemanha foi a primeira das grandes ligas a encerrar a temporada 2019/2020 sem cortes ou cancelamentos.

A Alemanha, inclusive, foi um dos países em que, pelo menos no primeiro momento da pandemia, realizou o isolamento social, quarentena e lockdown conforme era esperado, para proteger o cidadão e o sistema de saúde do país.

No mês passado, já planejando a temporada 2020/2021, a Liga de Futebol da Alemanha (DFL) enviou aos clubes da primeira e segunda divisões um guia com orientações para o retorno do público aos estádios.

Por conta de evitar aglomerações e, assim, evitar o maior contágio do COVID-19, os jogos só foram retomados com um rígido protocolo sanitário, que envolvia a não presença do público nos estádios.

O documento, submetido ao Ministério da Saúde alemão, tem 41 páginas e traz orientações para as estruturas básicas e conceitos que os clubes devem ter organizados para o retorno das torcidas nas arenas ser possível.

No entanto, mesmo com a orientação única, a autorização final sempre dependerá das autoridades regionais do estado de cada clube.

O Ministério deixou claro a DFL que os padrões de proteção ao risco de infecção são pré-requisitos para o retorno do público.

Alguns pontos que o Ministério entende ser importantes nessa retomada são:

  • manutenção da distância mínima de 1,5m entre os torcedores no interior dos estádios;
  • limitação de acesso em áreas apenas de assentos;
  • garantias de chegada e saída seguras (tanto aos estádios quanto aos transportes públicos e particulares);
  • proibição da venda de bebidas alcoólicas.

A readmissão será feita de forma parcial durante a próxima temporada.

Os clubes ainda se reunirão com a DFL para decidir sobre os procedimentos, como se haverá contingenciamento de ingressos para torcidas visitantes.

Fonte

E aí, será que teremos torcida nos estádios brasileiros ainda em 2020? Comenta aí!

Deixe uma resposta