O Parapan está prestes a começar e, como vimos anteriormente, o Brasil é potência paralímpica, e domina o paraesporte nas Américas.
Para a competição de Lima, o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) anuncia delegação recorde.
Ao todo, seremos representados em Lima com 512 integrantes, sendo 337 atletas – 24% maior que o enviado a Toronto-2015, quatro anos atrás.
Desse atletas, alguns não possuem “deficiência”, mas estão inseridos no paraesporte com funções importantes: atletas-guias, calheiros, goleiros e pilotos.
Teremos três novas modalidades programa do Parapan: parabadminton, parataekwondo e tiro esportivo.
No último dia 13, o CPB promoveu evento que apresentou os uniformes da delegação brasileira no Parapan. Uniformes esses respeitando a performance do atleta frente a sua “deficiência”.
Entre os destaques da delegação e promessa de medalhas está o nadador Daniel Dias, com oito medalhas de ouro no Parapan de Toronto 2015.
Lima será a minha quarta participação em Parapan. É uma competição muito especial para mim, porque colecionei muitas medalhas e todas elas de ouro. A competição também contribuiu para a conquista do Troféu Laureus, o Oscar do esporte mundial, em 2016, que considerou os feitos do Parapan em Toronto e também do Mundial de Glasgow. Estou ansioso desde já
A meta brasileira é terminar o Parapan de Lima em primeiro lugar no quadro geral de medalhas, o que vem acontecendo desde Rio 2007, segundo Alberto Martins, chefe da missão brasileira e diretor técnico do CPB:
Manter o primeiro lugar realmente demanda muito trabalho, muita dedicação, e é o que o Comitê tem tentado fazer. Dar aos atletas melhores condições para que eles possam se preparar e que eles possam realmente manter essa hegemonia. E manter essa hegemonia também quer dizer renovação. Nós estamos com uma expectativa muito boa. É a maior delegação de todos os tempos, uma delegação de altíssima qualidade em todas as modalidades.
Em Toronto, conquistamos 257 medalhas (109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze).
O Parapan acontece entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro, em Lima, no Peru.
===
O evento vai passar somente no SporTV (na Record e Record News, somente flashes sobre a campanha brazuca). Vamos acompanhar nossos paratletas?