MLS + Liga MX farão um super torneio de futebol!

No embalo dos grandes torneios, parece que a CONCACAF resolveu valorizar ainda mais seus clubes.

Na realidade, quer pegar carona no talento dos clubes da Liga MX (Liga Mexicana) com a visibilidade dos clubes da MLS (Liga estadunidense).

A Leagues Cup é uma liga que já existe e teve algumas edições, mas promete uma revolução para 2023, com um esquema que parece ensaiar para a Copa do Mundo (que, em 2026, acontecerá na América do Norte).

Ensaio para a Copa?

Dizemos que é um ensaio, pois é igualzinho ao formato previsto pela FIFA para o Mundial de 2026.

São 47 equipes entre as duas ligas.

A primeira fase será feita com 45 times, divididos em 15 grupos com 3 clubes em cada. Classificam-se dos dois primeiros para a próxima fase.

Serão 29 clubes da MLS e 18 clubes da Liga MX.

Os 15 melhores clubes da MLS serão cabeças-de-chave, e jogarão “em casa”.

Fonte: Site da MLS

Dois times, um de cada liga – provavelmente os últimos campeões, mas ainda não há nada definido – entram nessa segunda fase, onde vira mata-mata.

Lembrando que, nessa fase, não haverá empates.

Se o tempo normal acabar empatado, cada um leva um ponto, e ocorre uma disputa de pênaltis, onde o vencedor leva mais um ponto.

Um time para ser campeão joga 7 vezes. Porém, teremos ao todo 77 jogos (contando fase inicial e mata-mata) em 15 sedes, todas nos EUA.

Além do título – e de uma bolada em dinheiro – os três primeiros colocados garantirão vaga para a CONCACAF Champions League, com os finalistas direto na fase de oitavas-de-final.

Desafios para a Leagues Cup

O Presidente da Liga MX, Mikel Arriola, destaca a importância do torneio e os desafios que ambas as ligas terão que enfrentar:

“Serão 15 sedes. Estamos vendo onde será o melhor para ambas as ligas com objetivo de termos estádios lotados, que aconteça o mesmo que ocorreu no SoFi Stadium, mas de maneira permanente, todo o mês. Recordar que não haverá futebol no mundo neste verão e que queremos desfrutar de ambas as ligas e passar uma mensagem de que o futebol da América do Norte é um dos mais importantes do mundo”

A quantidade grande de partidas, mantendo a alta frequência de público, é um desafio.

A previsão é que dure quatro semanas, com a final sendo no sábado, dia 19 de agosto.

Fonte

Seria interessante fazer isso aqui na América do Sul? O que você acha? Comenta aí!