Mundial de Clubes de 2020 vai acontecer em fevereiro de 2021

Com esse maluco calendário que temos por conta da pandemia, muitos eventos esportivos foram adiados (como os Jogos Olímpicos, a Euro e a Copa América) e outros cancelados (como a Copinha em 2021, e diversos eventos de etapas em esportes como a Fórmula 1 e no tênis).

Um dos eventos esperados para acontecer em 2020 era o último Mundial de Clubes da FIFA no atual formato (apenas o campeão continental se classificava para o torneio).

O evento, que deveria ocorrer em dezembro, no Catar, para encerrar a temporada, havia sido adiado em setembro deste ano sem uma data prevista, já que muitos torneios continentais acabaram sendo postergados, como no caso da Libertadores, cuja final ficou para o fim de janeiro de 2021.

O que ninguém esperava era que a FIFA marcaria a data do Mundial tão “espremida”.

A Fifa confirmou que o Mundial de Clubes de 2020 será disputado entre 1° e 11 de fevereiro do ano que vem, no Catar.

Isso causa um problema aos times brasileiros, caso eles avancem a decisão da Libertadores.

O vencedor da Liberta entra direto na semifinal do mundial, que acontecerá no dia 7 de fevereiro.

O problema é que isso é apenas uma semana depois da final marcada para o Maracanã.

E, especialmente para os brasileiros, acontecerá ainda com o Brasileirão na sua reta final (já que ele acaba somente no final de fevereiro) E entre os jogos decisivos da Copa do Brasil (3 e 10 de fevereiro).

Quem já está classificado

Até esse momento, 4 clubes estão classificados para o Mundial, sendo 2 em torneios continentais, além do campeão local do Catar:

  • o Bayern de Munique (ALE), vencedor da Champions League 2019/2020
  • o Al-Ahly (EGI), vencedor da Liga dos Campeões da CAF
  • o Al-Duhail (CAT), campeão nacional
  • o Auckland City (NZL) é o representante da OFC (Oceania), mas foi indicado pela confederação, pois a Liga da OFC foi suspensa sem ter um campeão.

Além da Libertadores, mais dois campeonatos continentais ainda não acabaram.

Pela AFC, a Liga dos Campeões da Ásia, estamos nas oitavas de final E temos um finalista ao mesmo tempo.

Pelo formato, um finalista vem de países da Ásia Ocidental (que já está decidido desde outubro, o Persepolis(IRN)), enquanto a Ásia Oriental (por conta da pandemia do COVID19) está decidindo a fase de grupos juntamente com o mata-mata do fim de novembro até agora.

A final está marcada para o próximo dia 19.

Já pela CONCACAF, a Liga de lá ativou o jogo de volta das quartas-de-final somente agora, nessa semana. A decisão está prevista para 22 de dezembro.

Fonte

E o Mundial de 2021?

A FIFA havia indicado que o Mundial de Clubes de 2020 seria o último no formato atual.

Porém quando a pandemia explodiu, o “Super Mundial” que estava agendado para o meio de 2021 na China foi adiado para 2022. Nesse o Flamengo continua classificado.

Enquanto isso, a FIFA ainda vai fazer um Mundial nos moldes atuais no final do ano no Japão, com os campeões continentais do ano que vai começar.

Logo, teremos dois Mundiais de Clubes FIFA em 2021: fevereiro (no Catar) e dezembro (no Japão, esse sim o “último” antes do Super Mundial).

Como será que o campeão da Libertadores vai se sair no Mundial? E se ele for brasileiro? E esse mundial do fim do ano, vai ter brazuca? Comenta aí!

 

Deixe uma resposta