O futebol voltou pra casa? Duas finais europeias só com ingleses

A semana de decisões nos torneios de clubes da UEFA trouxeram fortes emoções e uma surpreendente coincidência.

Pela primeira vez na história os dois torneios da UEFA (Champions League e Europa League) serão decididos, ao mesmo tempo, por equipes de um mesmo país.

Enquanto Liverpool e Tottenham decidirão a Champions League no próximo dia 1º de junho em Madrid, Chelsea e Arsenal farão a decisão da Europa League no dia 29 de maio em Baku, no Azerbaijão.

O duelo de galos pela orelhuda acontecerá em Madrid, na Espanha.

Não é a primeira vez que o futebol inglês chega na decisão continental, mas em foco do poderio espanhol nos últimos anos (por exemplo, desde a temporada 2013/2014 a “orelhuda” sempre ia para a Espanha), é um feito impressionante.

Apenas uma única vez dois times ingleses haviam chegado a decisão da Champions: na temporada 2007/2008, o Manchester United venceu o Chelsea na decisão, que ocorreu na Rússia.

Já na Europa League, a primeira edição – na temporada 1971/1972 – teve dois clubes ingleses, o Tottenham e o Wolvehampton, com vitória dos Spurs.

A chegada do futebol inglês com tamanha força no cenário europeu pode ser reflexo do ressurgimento do futebol dos inventores do futebol.

O clássico londrino mais importante da história acontecerá em Baku, pela Liga Europa

Depois de ver a Premier League como um dos torneios mais disputados do mundo, viu-se a chegada de equipes na competição com cada vez mais força (o Liverpool, por exemplo, já foi finalista ano passado).

Com a volta do Manchester United – vencedor da Europa League em 2016/2017 – e da boa campanha dos últimos campeões (surpreendente, no caso do Leicester ou decepcionante, no caso do Manchester City), isso sem falar das campanhas da Europa League, fortaleceram o futebol inglês, que foi 4º lugar na última Copa, tendo o artilheiro da competição.

Agora vamos ver duas finais de torneios europeus com cara de jogos da Premier League.

O Liverpool tem 5 títulos e vai em busca da 6ª orelhuda. Já o Tottenham busca sua primeira conquista da Champions.

Do outro lado, o Chelsea vai tentar sua 2ª conquista da Europa League, enquanto o Arsenal vai em busca de um título inédito na competição.

2 comentários para “O futebol voltou pra casa? Duas finais europeias só com ingleses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *