O novo calendário do futebol brasileiro em 2020

Mesmo com a pandemia ainda causando mortes e preocupação no país, a CBF resolveu reiniciar as atividades do futebol nacional.

Estaduais ainda estão sendo definidos mas, segundo a CBF, essas decisões serão prioritárias frente ao Brasileirão.

Confira como voltam (ou iniciam) os principais campeonatos de futebol masculinos e femininos:

Série A

A primeira divisão iniciará no sábado, no dia 8 de agosto com o confronto entre Fortaleza e Athletico-PR, na Arena Castelão, as 19h.

O atual campeão, Flamengo, estreia no dia seguinte contra o Atlético-MG no Maracanã.

Em virtude das pausas para as Eliminatórias da Copa do Mundo, a última rodada do Brasileirão acontecerá somente em 24 de fevereiro do ano que vem.

A CBF divulgou o calendário detalhado das dez primeiras rodadas. Confira!

Série B

Iniciando no dia 7 de agosto, a primeira partida será as 16h30min, entre o CSA, vindo da Série A, e o Guarani no Rei Pelé, em Maceió.

De acordo com a CBF, a previsão de encerramento da segundona é 30 de janeiro de 2021.

O Cruzeiro, estreante na segundona, recebe o Botafogo-SP no sábado, no Mineirão.

As nove primeiras rodadas foram detalhadas pela CBF.

Série C

Inaugurando um novo formato (com uma segunda fase de grupos em vez do mata-mata de quartas-de-final), a terceirona inicia no dia 8 de agosto, com o confronto entre Paysandu e Santa Cruz, na Curuzu, as 17h.

A previsão é que a Série C seja encerrada em 31 de janeiro de 2021.

A CBF também deixou as 10 primeiras rodadas da Série C de forma detalhada.

Copa do Brasil

A Copa do Brasil foi paralisada por conta da pandemia de COVID19 quando estava na segunda fase.
Com isso, a CBF reservou datas entre os dias 26 de agosto e 10 de fevereiro para a realização das datas restantes, a partir da 3ª fase.

Brasileirão Feminino

A primeirona feminina foi interrompida enquanto acontecia a 5ª rodada. A partir do dia 26 de agosto, o campeonato segue até o dia 6 de dezembro.

Já na Série A2, que havia apenas iniciado a sua primeira rodada, a retomada acontece somente em 18 de outubro, com final prevista para o dia 31 de janeiro de 2021.

Até o fechamento desse post, não haviam sido definido a tabela detalhada. No entanto, a CBF disponibilizou documento com resumo do calendário revisado.

Protocolos

A CBF, em nota, não divulgou com detalhes como os protocolos sanitários se darão.

No entanto, deixou um recado sobre os estádios:

“as cidades e estádios pré-definidos [para as partidas] são aqueles habitualmente utilizados pelos clubes mandantes […] os clubes concordaram em jogar fora de suas cidades ou estados, caso isso seja necessário na época de suas partidas, em razão de restrições sanitárias ainda vigentes por conta da pandemia”.

Caso alguma mudança seja necessária (como mandar o jogo em outra cidade, por exemplo), elas devem acontecer, no máximo, em até 10 dias antes da data dos jogos.

E aqui na Arena?

Como vocês sabem, a Arena Geral promove algumas coisas interessantes durante o Brasileirão:

  • o AG Placar do Brasileirão, nosso podcast em parceria com a Kombo Conteúdo, está de volta. Nada mais é do que o resumo da rodada do fim de semana com os principais fatos do jogo além do resultado, claro.
    Sempre às terças-feiras, por volta das 20h por aqui!
  • Nosso baba(ca)laorixá de plantão, o Pai Rabanada, está de casa nova! Agora suas previsões de Luz sobre cada rodada do Brasileirão estará no nosso Instagram! E com novidades, o Excel Mandinga agora está configurado para previsões da Série B!
  • Junto com o Pai Rabanada no INstagram, estreamos o Palpitão AG. Nosso host Francisco Geovane vai, a cada rodada, treinar sua gato-mestrice tentando avinhar os resultados da rodada. Se o Milton Neves pode, porque nós não podemos?

Teremos mais novidades por aqui, mas tudo a seu tempo!

Fica ligado nas nossas redes sociais para mais detalhes!


Apesar do 2020 nebuloso e de ainda não termos superado o COVID19, ainda que com um sentimento meio estranho, vamos juntos curtir essa “incomum” temporada do nosso futebol.

Quem leva a taça pra casa? Comenta aí!

Deixe uma resposta