Onde acompanhar o Brasileirão 2019?

Semana que vem, após as finais dos estaduais, o Campeonato Brasileiro iniciará.

Três das quatro divisões do campeonato mais importante do nosso futebol começam no fim de semana de 26 a 29 de abril.

Nesse ano, a grande novidade é uma certa “diversidade” nas transmissões das partidas, que não estão mais monopolizadas no Grupo Globo (apesar do grupo continuar com uma fatia maior desse “bolo”).

Para o geraldo que deseja saber onde irá acompanhar o seu time, eis uma breve relação (que pode ser alterada):

Série A

A grande novidade é a entrada do Grupo Turner no bolo dos direitos de transmissão.

Como vimos anteriormente, o Grupo Turner (que detém os direitos do Canal Esporte Interativo) foi autorizado a negociar com clubes para transmitir partidas do Campeonato Brasileiro a partir deste ano.

Só que isso pode causar uma tremenda confusão. Aqui no Brasil, a transmissão do jogo acontece apenas quando os dois times têm contrato com a emissora que vai transmitir o jogo.

E é aí que mora o problema.

O Palmeiras é o único clube (até o “fechamento dessa edição”) que recusou as propostas do Grupo Globo e, portanto, só poderia ter jogos veiculados no Esporte Interativo (na internet), Space ou TNT.

Além desses, Athletico-PR, Bahia, Ceará, Fortaleza, Internacional e Santos também fecharam com o Grupo Turner, mas aceitaram proposta da Globo para TV aberta e PPV.

Isso significa que o Verdão (se não fechar acordo com a Globo) só vai ter jogos transmitidos pelo Grupo Turner, e somente contra clubes que também assinaram com o Grupo.

Isso influencia o contrato do Premiere FC (plataforma de PPV do Grupo Globo), que foi alvo de ação do Ministério Público por cobrar o mesmo valor de mensalidade com um clube a menos.

Assim como no ano passado, a Série A terá rodadas com jogos no domingo pela manhã, bem como na segunda á noite, fechando a rodada.

Se nada mudar, estes são os jogos que serão transmitidos pelo Grupo Turner até a parada da Copa América:

Série B

Apesar do Grupo Turner também ter assinado com alguns clubes que jogarão a Série B (Coritiba, Criciúma, Guarani, Figueirense, Paraná e Ponte Preta), não foi feita proposta para transmissão da Série B pelo grupo, portanto, só se algum deles subir que entrarão no bolo do grupo detentor do Esporte Interativo.

Para a Série B, o Grupo Globo mantém sua exclusividade na TV aberta, fechada e PPV.

A novidade é uma diversidade maior de horários dos jogos.

A Confederação Brasileira de Futebol ampliou os dias das partidas, normalmente disputadas às terças, sextas e aos sábados.

A Segundona agora também vai ter jogos em dias de segunda e quinta-feira, sempre a noite para abrir e fechar a rodada.

Já aos sábados, a rodada começa no horário das 11h – seguindo os moldes do Brasileirão Série A.

O domingo também entrou no rol de horários da Série B, com jogos no período da tarde.

Ao contrário de outros anos, a Série B vai ganhar muito destaque na TV fechada (SporTV). Cada rodada terá, com essa nova configuração de horários, transmissão de 8 dos 10 jogos nos canais SporTV.

Série C

A terceira divisão também terá partidas transmitidas, mas não será por Globo ou Turner (como era até ano passado).

A DAZN, especializada em streaming esportivo, comprou os direitos de transmissão da Série C.

Pelo acordo com a CBF, a empresa adquiriu todas as plataformas possíveis de transmissão (TV aberta, TV fechada, streaming).

Se levarmos em conta o comportamento da DAZN em outras competições que adquiriu (como a Libertadores e a Sulamericana), pode haver o repasse de sinal para alguma emissora de TV – como no caso da Sulamericana, quando repassou o sinal a RedeTV para transmitir a partida do Corinthians contra o Racing.

O horário comprado é uma novidade para a terceirona: a “Segunda Campeã”. Uma partida que ocorrerá na segunda-feira a noite fechando a rodada.

Caso nenhum acordo assim seja feito, essa “Segunda Campeã” deverá passar numa plataforma online, como o Youtube ou Facebook.

A ideia da CBF é que os clubes fiquem com toda a receita proveniente das propriedades comerciais, com 36 placas espalhadas no campo.

Também foi garantida a não-superexposição de um só clube nesse horário. Para as primeiras rodadas, o Remo é o time com mais aparições na “Segunda Campeã”, mas nada destoante com os demais (nas 9 rodadas divulgadas, 12 dos 20 clubes foram contemplados).

=====

Sempre lembrando que ainda temos o recurso do áudio (as rádios e web rádios) para que o torcedor possa acompanhar o seu time.
Fique ligado nas nossas redes sociais, pois vamos divulgar sempre que possível como o geraldo pode acompanhar seu time nas ondas do rádio.

Fonte e fonte.

E aí, ficou mais fácil ou mais difícil ver o seu time em ação no Brasileirão? Comenta aí!

2 comentários para “Onde acompanhar o Brasileirão 2019?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *