Prisão e tensão na FIFA: será que vai ter Copa no Catar?

Uma bomba sacudiu a FIFA durante a Copa do Mundo Feminina.

O ex-jogador da seleção francesa e ex-presidente da UEFA, Michel Platini, foi preso nessa terça-feira para ser interrogado.

A denúncia é de suspeitas de corrupção envolvendo a escolha do Catar para ser sede da Copa do Mundo de 2022.

platini

Platini cumpre uma suspensão de quatro anos por violar o Código de Ética da UEFA, em 2011, quando era seu presidente.

Segundo a entidade, Platini recebeu pagamento autorizado pelo então presidente da Fifa, Joseph Blatter, de aproximadamente 1,8 milhão de euros (R$ 7,83 milhões) referente a trabalhos feitos entre 1998 e 2002.

A investigação tem alvo num almoço organizado no Palácio do Eliseu, sede do governo da França, no dia 23 de novembro de 2010.

Nesse evento estavam presentes o então presidente da França, Nicolas Sarkozy, o próprio Platini, o Emir do Catar, Tamim Ben Hamad Al Thani, e o então primeiro ministro do emirado, Sheikh Hamad.

Segundo a denúncia, eles estariam fazendo acordos para “comprar” apoio ao Catar para receber a Copa de 2022.

catar

Nas eleições de sede de Copas, todas as federações de futebol tem o mesmo poder de voto. O Catar foi eleito em 2010 como sede do Mundial juntamente com a Rússia, que sediou a Copa de 2018.

A detenção pode ampliar a punição dele, que foi banido do esporte por oito anos, mas teve a pena reduzida para quatro, e sendo expirada em outubro desse ano.

E a Copa do Catar?

Desde que a escolha foi feita, o Catar sofre diversas críticas da comunidade internacional.

Depois de passar pela crise das denúncias de trabalho em situação análoga a escravidão, veio a denúncia de compra de votos da escolha da sede.

Essa prisão parece ter mexido algo na FIFA.

Mesmo emitindo nota informando desconhecer da denúncia, mas se colocando a disposição para auxiliar no que lhe couber nas investigações, uma notícia que circula é que a FIFA estuda mudar o local da Copa do Mundo de 2022 por conta da denúncia.

A Copa do Mundo de 2022 está prevista para acontecer no inverno, entre novembro e dezembro de 2022.

E aí, será que rola Copa aqui de novo? Comenta aí!

Comments are closed.