O Fortaleza provavelmente vive nesse último ano uma das fases mais gloriosas de sua centenária história.
Conquistou, em 7 meses, três troféus (Série B 2018, Campeonato Cearense 2019, Copa do Nordeste 2019), colocando Rogério Ceni como um dos mais importantes treinadores do Leão (se não o mais importante).
Por causa disso, causou muita estranheza quando a imprensa cearense noticiou um fato aparentemente sem sentido: hoje os muros da sede do Leão amanheceram pichados com frases ofensivas ao time.
Ultimamente vemos muitas dessas “manifestações” nos muros das sedes dos clubes quando a fase é péssima – como nos casos recentes do São Paulo, após ser eliminado da Copa do Brasil, e do Flamengo e toda a polêmica com declarações de dirigentes.
Só que, dessa vez, foi por uma nobre ação.
“É o fim”
A diretoria prontamente se manifestou afirmando que essa é uma ação de marketing do próprio clube para alertar o público sobre o suicídio.
O diretor de marketing do Fortaleza, Marcel Pinheiro, explica a ação:
“Essa ação de marketing do Fortaleza contra o suicídio alerta que, quando você menos espera e acha que está tudo certo, na verdade não está. Normalmente, quando os muros são pichados é uma fase ruim, o time vem passando por uma crise e os torcedores estão protestando. Mas o Fortaleza está em boa fase e a gente resolveu inverter esse
comportamento, justamente quando o time ganhou o título. A gente pichou com as mesmas frases que costumam pichar”
Segundo o Ministério da Saúde, Fortaleza ocupa o 2º lugar no ranking de capitais em que ocorrem mais suicídios – são notificados em média 600 casos anualmente.
Essa ação do Fortaleza foi uma resposta ao pedido de apoio do Ministério Público para conscientizar a população da prevenção do suicídio.
“A gente fez dessa forma para chamar atenção. Às vezes parece que está tudo bem, mas existe o sofrimento. Causou um rebuliço, comoção. Há um mistério de onde veio essa história, que não faz o menor sentido. Mas assim a gente consegue atenção para nossa causa”.
Segundo a diretoria, os muros permanecerão pichados até a próxima segunda-feira.
—
Aqui também deixamos um alerta ao amigo geraldo.
O suicídio pode ser prevenido! É muito importante reconhecer os sinais de alerta em si ou em alguém próximo. Fique atento para que, caso uma pessoa demonstra comportamento suicida, você possa ajudá-la!
Para mais informações sobre, deixamos um link do site do Ministério da Saúde. Compartilhe com o máximo de pessoas possível, pois isso pode salvar vidas!