Polêmico, controverso, comemorado por uma única torcida, questionada pelo resto.
Há exatamente 20 anos, era realizado o primeiro mundial de clubes (bem, pelo menos o primeiro organizado pela FIFA).
O Brasil recebeu o campeonato, em que o Corinthians foi o grande vencedor ao derrotar na decisão o Vasco na disputa de pênaltis.
Polêmicas
O torneio até hoje é repleto de polêmicas por muitos motivos:
A FIFA, com esse mundial, queria substituir o Torneio Interclubes (entre o campeão da Champions League e o campeão da Libertadores) como o “””””mundial de clubes”””””. No entanto, ela só conseguiu isso em 2005.
O representante da América do Sul foi o Vasco, que venceu a Libertadores em 1998. O Campeão de 1999 (o Palmeiras) não foi convidado (a CBF decidiu colocar um brasileiro em cada sede, que foi no Rio e em São Paulo, e decidiu colocar o Vasco).
A alegação da FIFA é que não haveria tempo hábil da definição da Libertadores 1999 antes do sorteio.
Segundo o jornalista Juca Kfouri, o presidente do Palmeiras à época, Mustafá Contursi, concordou com a exclusão do clube em 2000 por um acordo com o presidente da CBF Ricardo Teixeira, com a promessa de que o Palmeiras participaria da segunda edição, em 2001.
Só que o campeonato em 2001 não aconteceu (Palmeiras e Boca Juniors representariam a América do Sul). Estava agendada para 2001 na Espanha, foi adiada para 2003, e em seguida cancelada devido a problemas de parceiros e patrocínios.
Só que não foi apenas o Palmeiras que foi campeão continental e “não foi convidado”. O Júbilo Iwata, time japonês campeão asiático de 1999, foi preterido pelo Al Nassr, que na verdade foi campeão da Supercopa da Ásia daquele ano. Esse time havia vencido a Recopa da AFC em 1998.
O Corinthians foi o representante do país-sede por ter vencido o Brasileirão de 1999, e o Real Madrid foi “convidado” por ter sido o último “campeão mundial”.
E o Real Madrid aparentemente não levou muito à sério esse Mundial. Confira entrevista do Roberto Carlos na época que jogava pelo Corinthians, sobre o acontecido no Mundial de 2000:
O Mundial
Esses foram os times que disputaram o Mundial de Clubes em 2000:
Al Nasser (Arábia Saudita) – Campeão Supercopa da Ásia 1998
Manchester United FC (Inglaterra) – Campeão Champions League 1998/99
Club Necaxa (México) – Campeão Liga dos Campeões da Concacaf 1999
Raja Casablanca (Marrocos) – Campeão Liga dos Campeões da África 1999
South Melbourne FC (Austrália) – Campeão Liga dos Campeões da OFC 1999
CR Vasco da Gama (Brasil) – Campeão Copa Libertadores 1998
SC Corinthians (Brasil) – Campeão Brasileiro de 1998
Real Madrid CF (Espanha) – Copa Intercontinental 1998
Confira a campanha de Corinthians e Vasco até a grande decisão entre ambos, no Maraca lotado, no dia 15 de janeiro de 2000:
E aí, vale como Mundial ou não? O que você acha, torcedor corinthiano? E os não-torcedores do Timão? Comenta aí!