Perfil AG: Cristiano Ronaldo

No Perfil AG vamos contar um pouco da história de um dos maiores jogadores de futebol da atualidade.

Estou falando do mais vitorioso jogador português, craque em campo e um dos mais ricos jogadores da atualidade.

Foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA e pelo prêmio Ballon d’Or por cinco vezes: 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017.

Também venceu o prêmio Chuteira de Ouro da UEFA quatro vezes.

Vamos falar um pouco de Cristiano Ronaldo!

Início da carreira

Cristiano Ronaldo nasceu em Funchal, na Ilha da Madeira, pertencente a Portugal.

Começou a sua carreira na base do Andorinha de Santo António, indo logo após para o Clube Desportivo Nacional.

O seu sucesso na Ilha da Madeira o levou ao Sporting Clube de Portugal. Antes da sua estreia no time principal, aos 17 anos, precisou passar por uma cirurgia.

Aos quinze anos, foi diagnosticado um problema no coração, que poderia forçar o jogador a desistir do futebol. Ele já jogava nas categorias de base portuguesas, e estava apalavrado com o Sporting.

O clube, sob autorização da mãe, conseguiu a autorização para a cirurgia.

O seu promissor talento no clube português chamou a atenção de Alex Ferguson, que treinava o Manchester United na época.

Assim, com apenas 18 anos de idade, Ronaldo assinou um contrato com o United.

O melhor do mundo na Inglaterra

Em 2004, venceu seu primeiro título pelo United (a FA Cup) e foi a grande esperança de vitória para a Seleção Portuguesa, já que Portugal sediou a Eurocopa naquele ano.

Foi eleito para a seleção daquele campeonato, mas não levou o título, já que os lusitanos sofreram uma dura derrota na decisão contra a Grécia em pleno Estádio da Luz.

No United, fez um estrondoso sucesso, sendo eleito o melhor do mundo algumas vezes.

Conquistou em Manchester: a FA Cup, a Copa da Liga Inglesa, a Premier League, a Supertaça de Inglaterra, a Liga dos Campeões, o Campeonato Mundial de Clubes da FIFA

Em 2008, tornou-se o segundo jogador a conquistar, em uma mesma temporada, o prêmio de Melhor Jogador do Mundo da FIFA, a Chuteira de Ouro e a Bola de Ouro da revista France Football.

O feito é grandioso, sabendo que o primeiro a realizá-lo foi o nosso Ronaldo Fenômeno, em 1997.

O melhor do mundo na Espanha

Entre 2008 e 2009, uma negociação conturbada, com suspeita de “assédio” e tudo, fez com que Cristiano Ronaldo saísse do United para jogar pelo Real Madrid.

Essa transferência o tornou o jogador mais car das história do futebol na época.

O acordo girou em torno de 80 milhões de libras esterlinas (94 milhões de euros).

A sua passagem pelo Real Madrid foi vitoriosa, deixando seu nome na história do clube.

Em 2011, se tornou o maior artilheiro numa temporada na história do Real Madrid com 53 gols, superando o recorde anterior de Ferenc Puskás.

No fim, nos 9 anos que esteve no clube, foi campeão do Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA, Liga dos Campeões da UEFA (por 4 vezes, sendo 3 seguidas), Supertaça da UEFA, Campeonato Espanhol, Taça do Rei e Supertaça da Espanha.

Marcou 450 gols, recordista absoluto do clube.

Em 2013, ao voltar a vencer o prêmio de melhor do mundo pela FIFA, se emocionou ao receber o troféu das mãos de Pelé:

“Primeiramente eu quero agradecer a todos os meus companheiros de clube e seleção. Sem o esforço deles nada disso teria sido possível. Estou muito feliz, é muito difícil ganhar esse prêmio. Tenho de agradecer a todo mundo que esteve envolvido comigo pessoalmente. Minha esposa, meus amigos, meu filho. Queria também mencionar os nomes de Eusébio e Madiba (Nelson Mandela), pessoas muito importantes para mim. É um momento muito emocionante. Tudo o que eu posso dizer é obrigado.”

Atualmente

No início da temporada 2018/2019, o Real Madrid anunciou um acordo de transferência de Cristiano Ronaldo para a Juventus.

Horas depois, a Juventus confirmou oficialmente sua contratação, pagando 100 milhões de euros por um contrato de quatro temporadas, a maior transferência para um clube italiano na história.

Atual clube de Ronaldo, ele já foi bicampeão italiano e campeão da Supercopa da Itália.

Ronaldo na Seleção

Em Copas do Mundo, Cristiano foi semifinalista com Portugal em 2006, acabando na 4ª posição.

Em 2010, ficou nas oitavas-de-final sendo eliminado pela futura campeã Espanha (Portugal caiu no grupo do Brasil nesse Mundial).

Na Copa de 2014, se esperava uma grande atuação de Ronaldo e de Portugal, mas amargou eliminação logo na primeira fase.

Em 2018, Cristiano jogou bem nas duas primeiras partidas (entrando na lista de jogadores a marcar gols em 4 mundiais consecutivos), mas Portugal acabou sendo eliminada nas oitavas-de-final.

Apesar de, em 2004, ter amargado um vice-campeonato em casa, Portugal recentemente vem dominando a Europa, pelo menos em títulos: atual campeão Europeu, Portugal também venceu a primeira edição da Liga das Nações da Europa, sempre com Cristiano sendo protagonista.

É o recordista absoluto de gols pela seleção portuguesa, e almeja ser o maior artilheiros por seleções da história (o atual detentor é o iraniano Ali Daei, que marcou 109).

Seu 100º gol pela seleção ocorreu este ano, em partida válida pela Liga das Nações: fez os dois gols da vitória por 2×0 contra a Suécia, chegando a 101 gols.

Atualmente é o 6.º maior goleador de todos os tempos, isso contando apenas gols marcados em jogos oficiais por clubes e a Seleção Portuguesa.

Rivalidade com Lionel Messi

Desde que foi indicado pela primeira vez ao prêmio de melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo encontrou um rival como o melhor jogador da geração atual: o argentino Lionel Messi.

A rivalidade ficou ainda mais evidente quando o português veio jogar no rival do Barcelona de Messi, o Real Madrid.

Além de decidirem diversos campeonatos espanhóis, Copas do Rei, e duelarem em fases decisivas da Champions, eles rivalizaram nas premiações.

Messi venceria em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019, enquanto Ronaldo venceria em 2013, 2014, 2016 e 2017.

No quesito seleções, Cristiano está bem à frente de Messi. Enquanto o português conquistou dois importantes títulos no continente, Messi e a Argentina não tem a mesma sorte.

Curiosidades

Ronaldo abertamente diz que não se utiliza de álcool, drogas ou tabaco.

Já no campo amoroso, ele já teve inúmeros relacionamentos, como atriz indiana Bipasha Basu, a modelo e apresentadora portuguesa Merche Romero, a atriz inglesa Gemma Atkinson e a modelo russa Irina Shayk.

No entanto, desde 2017 namora com Georgina Rodriguez, a qual recentemente pediu em casamento.

Em 2010, revelou que foi pai. O nome da criança é Cristiano Ronaldo Júnior, mas não revelou a identidade da mãe.

O jovem segue os passos do pai, e joga nas categorias de base da Juventus.

Ronaldo também tem um casal de gêmeos, nascidos em 2017 atravé de uma “barriga de aluguel”.

Ele e Georgina tiveram uma filha recentemente.

Ronaldo é um dos jogadores de futebol mais seguidos nas redes sociais, com milhões de seguidores.


E aí, quem será o próximo a ser homenageado? Comenta aí!

Deixe uma resposta