Pacto pelo Esporte

Um dos grandes dramas do esporte brasileiro que não seja futebol é a busca por patrocínios.

Algumas empresas embarcam no projeto e, quando vêem que o retorno do investimento não é satisfatório, “pulam fora do barco”, deixando profissionais dentro e fora das arenas, quadras e campos totalmente à deriva.

Pensando em fomentar essa discussão, foi criado o Pacto Pelo Esporte.

Iniciativa que reúne empresas e atletas em torno da discussão de melhoria dessa relação patrocínio-esporte.

De acordo com o site:

[…]o Pacto pelo Esporte é um acordo voluntário entre empresas patrocinadoras do esporte nacional, que define regras e mecanismos nas relações entre investidores e entidades esportivas (confederações, federações e clubes).

O pacto visa auxiliar “boas práticas em governança, integridade e transparência, para a efetivação dos patrocínios feitos pelas empresas às entidades“.

Em um futuro próximo, a consequência seria o aumento de patrocínios a entidades esportivas, sendo esses acordos norteados em mais credibilidade e segurança a quem investe e a quem recebe o recurso.

Encontro anual

Todos os anos, o grupo se reúne para promover debates e discussões sobre gestão esportiva, patrocínios, educação e políticas públicas, além de levantar formas de impulsionar a diversidade e combater as desigualdades no setor.

Nesse ano, o evento ocorre entre os dias 24 e 26, de forma virtual, e comandados por jornalistas de esportes do Grupo Globo.

Empresas que aderiram ao pacto. A XP Investimentos entrou neste rol após a imagem ser publicada.

Entre os temas abordados nesse ano estão:

  • Liderança Feminina em Gestão Esportiva;
  • Racismo no Esporte;
  • Educação e Esporte;
  • Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio.

Os resultados do segundo ciclo do Rating Integra serão divulgados durante o evento.

Esse sistema, fruto de uma parceria entre o Pacto pelo Esporte, a ONG Atletas pelo Brasil, o Instituto Ethos, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), avalia a governança, transparência e integridade de patrocinadoras esportivas no Brasil.

O Rating (de adesão voluntária e avaliação independente) classifica e apresenta relatório sobre maturidade e pontos a melhorar.

O evento será transmitido pelo site ge.com: https://globoesporte.globo.com/pacto-pelo-esporte/

Fonte

Iniciativas como essas podem ajudar muito o esporte brasileiro a ser cada vez mais profissional fora das quadras, campos, etc, para que dentro deles nossos atletas possam fazer a diferença!