O Comitê Olímpico Internacional divulgo hoje (09 de abril) o programa olímpico dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.
Pela primeira vez teremos mais vagas femininas do que masculinas nos jogos olímpicos – 5655 para as mulheres e 5543 para os homens, 50.5% e 49.5% respectivamente.
Isso totaliza 11198 atletas (quase 12 mil)!
No total serão 165 eventos masculinos, 161 eventos femininos e 25 eventos mistos, totalizando 351 eventos!
O programa traz muitas novidades em relação a edição passada, algumas que interessam muito ao Brasil!
Senão, vejamos algumas delas:
Atletismo
Se foi retirada a prova de revezamento misto da marcha atlética, que quase mandou uma medalha pra gente em Paris, teremos a adição do revezamento 4x100m misto.
Além disso, a prova de 20km da marcha atlética teve 1km acrescido, virando meia-maratona.
Boxe
O boxe estava ameaçado no programa olímpico por conta da federação anterior, acusada gravemente de corrupção.
Com o advento da World Boxing, e a chancela dela por parte do COI para representar o esporte, o boxe não só está confirmado, como terão adições de uma categoria feminina.
Assim, ambos os gêneros terão 7 categorias em disputa.
Masculino: 55kg, 60kg, 65kg, 70kg, 80kg, 90kg e +90kg
Feminino: 51kg, 54kg, 57kg, 60kg, 65kg, 70kg e +80kg
Futebol
Uma das novidades mais polêmicas: a inversão das vagas por gênero: agora é o torneio feminino que terá 16 seleções, enquanto o masculino passa a ter 12.
A grande surpresa é a redução de vagas no masculino, principalmente depois de conversas do presidente da FIFA com o ex-presidente do COI que pode abrir espaço para o futsal no programa futuramente.
Ginástica artística
A grande novidade do programa é a adição da prova mista por equipes, ou seja, pode pintar mais uma chance de medalha para o Brasil!
Não há ainda mais detalhes sobre esse novo evento, mas no Campeonato Europeu, por exemplo, a disputa teve um homem e uma mulher.
Com no feminino tendo três aparelhos (solo, trave e salto), e no masculino mais três (solo, barra fixa e barras paralelas).
Natação
As provas de 50m começam a ser diversificadas também no programa olímpico: são adicionadas as provas dos 50m costas, 50m borboleta e 50m peito masculino e feminino.
É uma pena que grandes expoentes da nossa natação, como Etiene Medeiros, João Gomes e Felipe França, penduraram as toucas antes desse anúncio…
Tênis de mesa
A boa notícia é a adição dos torneios de duplas masculinas, duplas femininas e equipe mista.
A notícia não tão boa assim é a retirada dos torneios masculinos e femininos por equipes.
Tiro com arco
Foi adicionada a prova de arco composto mista por equipes.
Novos esportes
Foram confirmados como novos esportes do programa o squash, o críquete, o flag football, a volta do baseball/softball e o lacrosse.
Desses, somente o squash terá 16 atletas em cada chave individual.
Nos outros esportes, será um torneio com 6 seleções, masculino e feminino.
E aí, o que achou? Futebol masculino com 12 vagas? Nova prova na ginástica artística? Boxe firme e forte? Será que em Los Angeles vem mais medalhas para o Brasa? Comenta aí!