#DeleAlliChallenge: a verdade!

Um simples gesto de comemoração gerou uma avalanche de comentários nas últimas semanas nas redes sociais.

Talvez nem mesmo Dele Alli, jogador do Tottenham e da Seleção Inglesa, poderia imaginar tamanha repercussão.

Tudo começou no jogo de estreia da temporada da Premier League.

Após a partida contra o Newcastle, onde os Spurs se sairam vitoriosos, Dele Alli fez o gesto que chamou a atenção de todos: um círculo ao redor do olho com o indicador e o polegar (o polegar fica na parte superior do círculo), com os outros três dedos retos apoiados na testa.

dele alli of tottenham hotspur celebrates scoring their second goal picture id hero large eaddfc dd fe  bfafea

Logo que os usuários das redes sociais viram o gesto, começaram a tentar imitar, mas sem sucesso. Até mesmo as celebridades entraram na brincadeira. Até o próprio Dele fez um tutorial ensinando como fazer:

Coisa do submundo?

Como tudo sempre desperta teorias da conspiração, a turma que não deve ter lote pra capinar levantou várias e várias teses sobre o gesto do inglês.

Uma das mais absurdas é que, na verdade, ele reproduz o Olho de Hórus, figura (um deus, mas nos boatos dizem que é um demônio) da mitologia egípcia que atrairia energias negativas.

Ou até mesmo que é símbolo da maçonaria – ou melhor, dos “Iluminati” – representando o “Olho que tudo vê”, sendo tudo isso obra do Tinhoso…

DkBaSMpXsAEhO
Vai lá e faz o desafio do Dele Alli

No entanto, uma das versões mais aceitas do motivo do gesto é muito mais nobre – e menos maléfica.

Segundo o jogador nigeriano Felix Orode, o gesto remete a um gesto de protesto frente a uma triste realidade no país natal deles:

O jogador da seleção inglesa tem ascendência nigeriana e se solidarizou com o meu país, onde as coisas não estão indo muito bem. A Nigéria é governado por uma junta militar, onde atrocidades são cometidas sem leis de proteção. É muito comum a tortura contra os civis
Entre os castigos mais populares, está a extirpação dos olhos. Isso se aplica a homens, crianças e mulheres que entram onde não lhes diz respeito. Várias ONGs prestam assistência às pessoas afetadas. No moderno jargão africano, os civis que são presos pelos militares e conseguem sair de olhos intactos fazem este símbolo para mostrar que eles sobreviveram

Dele T’challa Alli

Aliás, a lenda de Dele Alli não começa aqui. Durante a Copa, em que o atleta jogou pela Inglaterra e acabou na 4ª posição, o seu pai revelou algo impressionante sobre o atleta:

Ele é de família nigeriana e poderia ser príncipe da tribo Iorubá, a segunda maior etnia da Nigéria, da qual seu avô era rei.

Dele Alli não seguiu o caminho da nobreza por conta de briga familiar com o pai. Resumindo, ele trocou a coroa da tribo pela bola.

Descendente da nobreza, milionário, gesto característico de protesto repetido pelo mundo…

maxresdefault
Dele Alli é o Pantera Negra da vida real?

E agora o jogador lançou a parte 2 do seu desafio!

E aí, consegue fazer esse desafio?