#DiaDoPodcast: 7 podcasts esportivos (+ bonus)

Hoje é um dia marcante, especialmente pra gente.

Com certeza você deve escutar um podcast hoje em dia.

Bem, eu diria VER, pois hoje muitos tem gravação em vídeo.

Atualmente, temos uma nova onda de podcasts, muitos deles “videocasts” na verdade. Porém, nós somos crias da segunda onda de podcasts, quando surgiu nossa reencarnação passada, o BnCI.

O BnCI – Bola nas Costas Iscuitantes – foi um podcast de humor esportivo que é “filho” do lendário Bola nas Costas, do Ge.com (não confundir com o também muito bom Bola nas Costas da Rádio Atlântida, do Rio Grande do Sul).

Dissemos “segunda onda”, pois a primeira foi obviamente a que trouxe o gênero ao Brasil, e teve “oficiosamente” sua estreia no dia 21 de outubro de 2004, dia da publicação do primeiro podcast nacional, o Digital Minds, criado por Danilo Medeiros.

É por causa disso que hoje, a podosfera brasileira celebra o #DiaDoPodcast.

Para homenagear esse dia, indicamos SETE podcasts esportivos que acompanhamos, COM ALGUNS BÔNUS.

Ah, e antes de começar, duas coisas:

1º – essa é uma indicação NOSSA, de programas que NÓS acompanhamos. Caso você tenha alguma, não deixe de indicar nos comentários!

2º – a gente é do time feed, mas depende. Se não tiver como baixar em Deezer / Spotify / Google Podcasts da vida, não é podcast pra gente!

Dito isso, vamos as indicações.

Cada programa tem um episódio indicado preferido da gente, além do link para um agregador de podcasts.

Dibradoras

Esporte é coisa de mulher sim, senhor!

Com o esporte feminino no centro (do campo e fora dele), Angélica Souza, Renata Mendonça e Roberta Nina trazem o esporte feminino, com tão pouco espaço na mídia esportiva, a evidência que merece.

Som das Torcidas

Mesmo ausentes dos grandes palcos, são os torcedores que fazem o futebol pulsar.

É nessa pegada que Matias Pinto e Leandro Iamin contam um pouco da história do futebol (dentro e fora das quatro linhas) através da voz dos torcedores ao redor do mundo.

Além do carro chefe, temos outros “quadros, como “Na Bancada” e “Conexão Torcida”, sempre envoltos no mundo do futebol e da torcida.

45 minutos

Falando de futebol, mais especificamente do futebol pernambucano, ele hoje se divide em várias “séries” como o Telecast, Agamenon e o “Raiz”, sempre trazendo o futebol da Região Nordeste ao destaque que merece.

Capitaneado de Recife pelos jornalistas Cassio Zirpoli, Celso Ishigami, Fred Figueiroa, João de Andrade Neto, Lucas Fitipaldi e Rafael Brasileiro, já possí duas “filiais” em Fortaleza, com Thiago Minhoca, e em Salvador, com Cascio Cardoso e Vitor Villar.

Café Belgrado

Um dos maiores podcasts de basquete – e de esportes – do país.

Com um papo divertido e produzido de fã pra fã de basquete, agora o “conglomerado Belgradão”, capitaneado por Guilherme Tadeu e Lucas Nepomuceno, também tem presença forte nas redes sociais, principalmente na área de streaming esportivo, incluindo parceria com a própria FIBA (Federação Internacional de Basquetebol).

Café com Velocidade

Tradicional podcast sobre velocidade (e Fórmula 1), Fábio Campos, Matheus Pucci, Thiago Raposo e Will Bueno repercutem há mais de 700 edições o mundo do esporte a motor, em especial a categoria mais tradicional.

Profootball

O comentarista dos canais esportivos da Disney Antony Curti comanda, junto com Deivis Chiodini, o mais ouvido podcast de futebol americano no Brasil.

Conta com programas Recap e Prévia sobre a rodada da NFL com o mesmo clima descontraído das transmissões da ESPN / Fox Sports.

Copa Além da Copa

Se você ainda acha que esporte e política não se misturam, te aconselho a ouvir esse podcast.

Carlos Massari e Aurélio Araújo trazem um pouco da história do esporte contada sob diversos ângulos, e sua influência no que vemos no mundo hoje em dia.

BÔNUS 1 – PODCASTS DA GLOBO

Desde a criação do BnCI a Globo teve sempre podcasts na sua fileira de produções. Porém, passou muito tempo sem.

Agora, com a nova onda da podosfera, resolveu voltar – e com a qualidade que conhecemos.

É difícil separar apenas um podcast de esporte para postar, portanto dedicamos uma seção inteira aos favoritos do editor.

A Mesa

Hoje Sim

Ubuntu

CE na Rede

Rodada Tripla (esse episódio, em especial, é capitaneado pelo PROTIIIIINHA)

Rumo ao Pódio

BÔNUS 2 – NOSSO PODCAST e CONDOMÍNIOS

Como você já deve saber, também temos um podcast.

Francisco Geovane traz todas as terças um apanhado rapidinho da rodada de fim de semana do Brasileirão. É o AGPB (AG Placar do Brasileirão).

Esse programa é feito em parceria com a Kombo Conteúdo. Apesar de não ser 100% esportes, cabe abrir um parêntese.

A Kombo é nossa parceira há DEZ ANOS – desde os tempos de BnCI – e é como um “condomínio” de podcasts – por mais que a turma lá não curta mais usar esse termo.

Temos outros sites que agregam e hospedam programas de podcast – como a própria Globo e a Kombo, temos como exemplo a Central Três e o B9 – cujo podcasts inclusive estão presentes na lista acima.

Aliás, se você quer conhecer podcasts, esses são excelentes locais pra começar!

Sem o auxílio deles, muita gente boa não teria oportunidade que tem hoje. E aqui fica o nosso agradecimento!

E aí? Gostou da nossa lista? Tem mais alguma indicação esportiva? O que você acha do NOSSO podcast? Comenta aí!

Deixe um comentário