Perfil AG: Marta

O Perfil AG nunca foi tão apropriado quanto agora. Representando o premiado mas pouco valorizado futebol feminino, vamos relembrar um pouco mais da história da maior jogadora de futebol de todos os tempos.

Recebam a nossa Rainha: Marta!

Arena Geral: Torcer é o nosso esporte! Perfil AG: Marta

A carreira

Marta iniciou sua carreira novinha, com 14 anos, atuando no Vasco da Gama. Foi emprestada a um time mineiro, o Santa Cruz, em 2003 e, de lá, foi fazer sua carreira na Europa, atuando no o Umeå IK, da Suécia, em 2005.

Foi na Suécia que Marta ficou conhecida na Europa (e no Brasil) pelo seu talento. Foi lá que ela conquistou seus primeiros títulos de melhor jogadora do mundo.

Arena Geral: Torcer é o nosso esporte! Perfil AG: Marta

Em 2009 se transferiu pela primeira vez ao futebol americano (o futebol que a turma CHUTA a bola, o soccer pra eles). Atuando pelo Los Angeles Sol, foi artilheira da liga nacional, levando a equipe ao vicecampeonato daquele ano.

Na intertemporada americana de 2009 para 2010, foi emprestada ao Santos e conquistou pelo clube a Copa Libertadores Feminina e a Copa do Brasil.

No ano de 2010 o Los Angeles Sol acabou, e Marta viveu uma experiência diferente para jogadores brasileiros: um DRAFT. Sim, Marta ficou disponível para draft na Liga Americana, sendo draftada pelo FC Gold Pride na 4ª escolha. Melhor para a equipe que a escolheu, pois viu Marta ser novamente artilheira e, dessa vez, campeã.

Depois de uma nova viagem ao Brasil pelo Santos, e um novo retorno ao EUA, Marta volta em 2012 para a Suécia, onde atua pelo Tyresö FF e FC Rosengård.

Depois do giro europeu, Marta está jogando até hoje no Orlando Pride, time norte-americano.

A Rainha do nosso (sofrido) futebol feminino

Marta foi escolhida como melhor futebolista do mundo por seis vezes, sendo cinco de forma consecutiva, e a última há poucos dias. Um recorde entre mulheres e homens – já que CR7 e Messi tem 5 conquistas cada.

Arena Geral: Torcer é o nosso esporte! Perfil AG: Marta

Pela Seleção, Marta acumula duas medalhas de ouro em panamericanos (2003 e 2007) e 2 medalhas de prata em olimpíadas (2004 e 2008). Além disso, foi vice-campeã mundial em 2007, com um dos gols mais bonitos da história das Copas femininas.

Em 2015, se tornou a Maior Artilheira da História das Copas do Mundo de Futebol Feminino, com 15 gols. Além disso, tornou-se a Maior Artilheira da História da Seleção Brasileira (contando a Masculina e a Feminina) com 101 gols.

Marta é, até agora, a única mulher a deixar suas marcas na calçada da fama do Maracanã.

Marta foi a primeira jogadora, junto com Formiga, a integrar a Sala Anjos Barrocos do Museu do Futebol, que até então era exclusiva de jogadores homens.

Arena Geral: Torcer é o nosso esporte! Perfil AG: Marta


Quem será o próximo homenageado? Comenta aí!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *