O esporte olímpico foi idealizado para, assim como na antiguidade, servir para unir as nações pela competição sadia, “parando guerras”.
Como sabemos, as palavras “unir” “sadia” e “parando” hoje em dia são beeem fortes.
Tanto é que até mesmo os próprios Jogos Olímpicos chegaram a ter um outro multievento global “batendo de frente”, mesmo com a premissa de ser conciliador.
Vamos conhecer um pouco mais sobre o Goodwill Games, os Jogos da Boa Vontade, ou Jogos da Amizade!
Ted Turner é o novo Barão de Coubertin?
O Goodwill Games foi uma competição internacional esportiva organizada para “cobrir” o buraco causado pelos boicotes olímpicos so bloco capitalista em 1980 (Moscou) e socialista em 1984 (Los Angeles).
Ela foi idealizada pelo empresário Ted Turner – sim, o dono do Grupo Turner, poderoso grupo de mídia atualmente que já tinha muita força na época com seu canal de notícias CNN.
Moscou 1986
A primeira edição foi em Moscou, em 1986, contando com 3500 atletas de 79 países participando de 182 eventos.
O grande atrativo do evento foi a primeira vez desde Montreal 1976 em que atletas do bloco capitalista e socialista se enfrentaram numa grande competição.
Porém, ao contrário do nome, não tivemos plenamente Boa Vontade entre as delegações, pois a URSS exigiu o veto a Israel e Coréia do Sul.
Apesar da pesada propaganda, o Grupo Turner teve dificuldade em atrair grandes atletas para o seu evento.
Atraiu diversos atleta com pagamentos astronômicos. Dizem que então bicampeão olímpico Carl Lewis ganhou uma limusine com chofer para circular na capital russa durante o evento.
Inclusive até teve uma “armação”: o Campeonato Mundial de Basquete, que ocorria naquele ano na Espanha, foi “incluído” nos Jogos pois, além de acontecer no mesmo momento, a sua transmissão foi adquirida pelo Grupo Turner.
O “campeão” foi a União Soviética. Apesar de ser um sucesso de audiência e de público, essa primeira edição foi um fracasso financeiramente, com um prejuízo na casa dos 10 milhões de dólares!
Bate-volta entre Rússia e EUA
Quatro anos depois, Seattle recebeu a competição. Essa seria a última grande campanha esportiva da União Soviética – junto com a Copa do Mundo de futebol na Itália no mesmo ano.
O grande destaque foi a inclusão de jogos de inverno como a patinação e o hockey no gelo.
O basquete masculino terminou com uma treta entre EUA e Porto Rico, bem condizente com o nome do evento (só que não)…
Com o passar do tempo – e, principalmente, com o fim da URSS e a fusão do Grupo Turner com a Time Warner, os Jogos foram se esvaziando.
Em 1994, ocorreu em São Petesburgo, na Rússia, com mais uma vitória local.
Quatro ano depois, já com a Warner, os Jogos finalmente foram vencidos pelos americanos em casa – foi em Nova York – com vários medalhistas olímpicos dois anos antes em Atlanta puxando a delegação americana.
O fim da linha
Como os boicotes acabaram – basicamente junto com a Guerra Fria, mas ainda tinham celeumas entre algumas nações – a Warner não via motivo para continuar a competição, principalmente após a edição de 2001, antecipada em um ano, em Brisbane, na Austrália (que receberão os Jogos Olímpicos de 2032).
Mesmo com o atrativo de ser um ano após os Jogos Olímpicos de Sydney e ser a primeira edição fora do eixo URSS/Rússia – EUA, não atraiu audiência americana, principalmente com a Austrália vencendo a competição.
Ainda em 2001, a Warner cancelou a próxima edição, que seria em Phoenix em 2005. O que cancelou também a edição de inverno, que seria em 2005 em Calgary, no Canadá.
Sim, tivemos uma edição dos Jogos de Inverno, no ano 2000 em Lake Placid, nos EUA, e não teve a audiência desejada.
E o Brasil?
O Brasil esteve em todas as edições da competição, sempre medalhando, e trazendo grandes astros que ou já tinham medalhado ou medalhariam em Jogos Olímpicos, como Lars Grael, Robson Caetano, Paula, Hortência, Sandra Pires, Maureen Maggi, Ana Moser, Adriana Behar e Shelda.
1986 (Moscou) – 2 bronzes
1990 (Seattle) – 1 prata e 6 bronzes
1994 (São Petesburgo) – 1 prata
1998 (Nova York) – 2 ouros e 1 prata
2001 (Brisbane) – 3 ouros, 1 prata e 1 bronze
Será que um evento alternativo aos Jogos Olímpicos vingaria hoje em dia? Comenta aí!