Fórmula 1 2023 – Equipes, pilotos e calendário

A Fórmula 1 está de volta!

A temporada 2023 é a primeira depois da implantação do novo regulamento.

Ou seja, foi a primeira em que as equipes puderam, dissecando as regras, conseguir montar carros melhores para a temporada.

Nesse post, um pouco do que esperar dessa temporada.

Mudança nos carros

A F1 ajustou o regulamento para para dar fim ao porpoising (oscilações verticais oriundas do retorno do efeito solo).

Com isso, a altura do assoalho dos carros aumentou em 15mm. A altura do funil do difusor e a borda do difusor também foram ajustadas, além da adição de um sensor obrigatório para monitorar esses “saltos”.

Outra mudança é o topo arredondado do Santo Antônio, mudança essa por causa do tenso acidente de Guanyu Zhou no GP da Inglaterra.

Você se assustou com esse acidente que eu sei

Para melhor visibilidade, a superfície dos espelhos retrovisores também aumentou, de 150mm para 200mm.

Equipes e Pilotos

Teremos três novatos assumindo cockpits nessa temporada: Oscar Piastri (McLaren), Logan Sargeant (Williams) e Nyck de Vries (AlphaTauri).

de Vries, no entanto, sai na frente por além de ter guiado um F1 antes, já ter pontuado na categoria.

Porém Piastri de longe é o piloto mais aguardado, por assim dizer.

Campeão na F3 e F2, teve nele uma comoção grande para que assumisse logo um posto na categoria principal.

E a vaga veio após a saída de Riccardo da McLaren. Porém, não sem treta com a Alpine, academia formadora e equipe que o promoveria.

Infelizmente não temos pilotos BR assumindo titularidade, mas temos pelo menos 3 pilotos brazucas na reserva das equipes.

Felipe Drugovich, campeão da F2 em 2022, é reserva da AlphaTauri – e até iria correr no lugar de Lance Stroll, que contundiu os dois pulsos durante as férias, mas que conseguiu se recuperar a tempo.

Além dele, Pietro e Enzo Fittipaldi são os brasileiros nas reservas: Pietro da Haas, e Enzo na RBR (bem mais difícil de assumir o cockpit que os outros).

Alfa Romeo F1 Team Stake

24 🇨🇳 Guanyu Zhou
77 🇫🇮 Valtteri Bottas

Scuderia AlphaTauri

22 🇯🇵 Yuki Tsunoda
21 🇳🇱 Nyck de Vries

BWT Alpine F1 Team

10 🇫🇷 Pierre Gasly
31 🇫🇷 Esteban Ocon

Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team

14 🇪🇸 Fernando Alonso
18 🇨🇦 Lance Stroll

Scuderia Ferrari

16 🇲🇨 Charles Leclerc
55 🇪🇸 Carlos Sainz Jr.

MoneyGram Haas F1 Team

20 🇩🇰 Kevin Magnussen
27 🇩🇪 Nico Hülkenberg

McLaren F1 Team McLaren-Mercedes

4 🇬🇧 Lando Norris
81 🇦🇺 Oscar Piastri

Mercedes-AMG Petronas F1 Team

44 🇬🇧 Lewis Hamilton
63 🇬🇧 George Russell

Oracle Red Bull Racing

1 🇳🇱 Max Verstappen
11 🇲🇽 Sergio Pérez

Williams Racing Williams-Mercedes

2 🇺🇸 Logan Sargeant
23 🇹🇭 Alexander Albon

Tabela

Depois do cancelamento do GP da Rússia, dessa vez a Liberty Media conseguiu fazer seu recorde de corridas numa temporada: 23 corridas.

As grandes novidades são o retorno do Catar e a estreia de Las Vegas na categoria, fazendo com que os EUA fiquem com três corridas (Austin, Miami e Las Vegas), do jeito que os donos da F1 gostam.

Principalmente com uma equipe (Haas) e um piloto (Sargeant) no grid.

O Brasil novamente vai receber corrida: o GP Brasil nesse ano será entre os dias 03 e 05 de novembro.

Confira a tabela completa:

1º: 3 a 5 de março – GP do Barhein (Sakhir)
2º: 17 a 19 de março – GP da Arábia Saudita (Gidá)
3º: 31 de março a 2 de abril – GP da Austrália (Melbourne)
4º: 28 a 30 de abril – GP do Azerbaijão (Baku)
5º: 5 a 7 de maio – GP de Miami (Miami Gardens)
6º: 19 a 21 de maio – GP da Emília-Romanha (Ímola)
7º: 26 a 28 de maio – GP de Mônaco (Monte Carlo)
8º: 2 a 4 de Junho – GP da Espanha (Montmeló)
9º: 16 a 18 de junho – GP do Canadá (Montreal)
10º: 30 de junho a 2 de julho – GP da Áustria (Spielberg)
11º: 7 a 9 de julho – GP da Grã-Bretanha (Silverstone)
12º: 21 a 23 de julho – GP da Hungria (Mogyoród)
13º: 28 a 30 de julho – GP da Bélgica (Stavelot)
14º: 25 a 27 de agosto – GP dos Países Baixos (Zandvoort)
15º: 1 a 3 de setembro – GP da Itália (Monza)
16º: 15 a 17 de setembro – GP de Singapura (Singapura)
17º: 22 a 24 de setembro – GP do Japão (Suzuka)
18º: 6 a 8 de outubro – GP do Catar (Lusail)
19º: 20 a 22 de outubro – GP dos Estados Unidos (Austin)
20º: 27 a 29 de outubro – GP da Cidade do México (Cidade do México)
21º: 3 a 5 de novembro – GP de São Paulo (São Paulo)
22º: 16 a 18 de novembro – GP de Las Vegas (Las Vegas)
23º: 24 a 26 de novembro – GP de Abu Dhabi (Abu Dhabi)

Vamos ver se a emoção volta nessa temporada: será que a RBR e Verstappen vão vencer denovo?

A Ferrari enfim vai desencantar? E a Mercedes – e Hamilton – voltam pra briga? Teremos surpresas?