Fórmula 1 2025: Calendário, equipes e prognósticos

Vai começar a maior temporada da Fórmula 1 dos últimos tempos!

Você pode achar que é exagero, mas temos muitos fatores que colocam 2025 como uma provável grande temporada.

Esse post reúne tudo o que você precisa saber antes de acompanhar o início da temporada da maior categoria do automobilismo mundial.

Novidades

Esse é o último ano com o regulamento atual de carros. Para 2026, portanto, um novo regulamento será iniciado, com melhoria aerodinâmica e nas unidades de força – os motores.

A expectativa é que as equipes não avancem tanto na melhoria dos carros durante o ano de 2025 visando o aprimoramento dos carros do novo regulamento.

Com relação ao regulamento atual, temos como mudança marcante o fim da pontuação por volta mais rápida.

Além disso, melhorias com relação a classificação, a mais testes para os novatos e um sistema de refrigeração nos macacões são destaques.

Equipes

Em 2025 teremos 10 equipes novamente, com 20 pilotos. Para 2026, entretanto, já temos a confirmação da entrada de uma 11ª equipe, a estadunidense Cadillac, relacionada ao Grupo GM.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tivemos uma grande troca de pilotos em relação a temporada passada (que não teve trocas). Como “novatos”:

– Liam Lawson (Red Bull)
– Jack Doohan (Alpine)
– Kimi Antonelli (Mercedes)
– Oliver Bearman (Haas)
– Gabriel Bortoleto (Sauber)

Além disso, no grid temos DEZ pilotos que já venceram pelo menos uma vez na categoria.

Prognósticos

Numa temporada como essa, muita coisa pode chamar a nossa atenção:

Tem Brasil no grid

Depois de ficar sem BR no grid desde 2017 com Felipe Nasr, enfim voltamos a ter um brasileiro pilotando na temporada.

O atual campeão da GP2 (que venceu a GP3 no ano anterior) Gabriel Bortoleto vai pilotar como titular pela Sauber, ao lado de Nico Hulkenberg.

Contudo, apesar de termos novamente um piloto para torcer, um alerta: ele pilota infelizmente o pior carro do grid. Um Q2 que seja pra ele já vai ser feriado nacional!

Hamilton na Ferrari

O lance que iniciou a maior movimentação da história da Fórmula 1 foi a contratação de Lewis Hamilton (o maior piloto da história da categoria) pela Ferrari (a maior equipe de automobilismo da história).

Essa combinação chama a atenção: será que a Ferrari vai conseguir vencer o campeonato com o Hamilton? Seria o oitavo título dele como piloto…

A impressão é que, com o novo regulamento e o grid mais próximo, essa seria a última chance dele ser campeão. Vamos ver se será isso mesmo…

Mclaren em cheque

Mesmo sendo a atual campeã – título que não vinha desde 1999 – a Mclaren vai ter que se provar. Com dois pilotos competentes (Norris e Piastri), chegou a hora de saber se eles avançarão para brigar pelo título de pilotos (e de saber como a equipe vai lidar com essa concorrência).

Penta do Verstappen

Mesmo que a Red Bull tenha um carro igual ou inferior aos seus concorrentes (pelo menos na pré-temporada), não há quem diga que Verstappen é o favorito a mais um título.

A equipe traz Lawson para tentar andar perto dele e ganhar pontos nos construtores, mas o holandês já mostrou que tem talento e pode sobressair-se novamente ao carro mais limitado.

Calendário

O calendário segue com as mesmas 24 etapas do ano passado. A diferença, porém, é que houve alguns remanejamentos. Assim, a Austrália voltou a ser a primeira etapa da temporada.

As corridas sprints também acontecerão na temporada de 2025. Com o mesmo formato do ano passado, ocorrerão em seis corridas: China, Miami, Bélgica, Austin, São Paulo e Catar.

Confira:

  1. GP da Austrália – Melbourne (AUS) – 14 a 16 de março
  2. GP da China – Xangai (CHN) – 21 a 23 de março
  3. GP do Japão – Suzuka (JPN) – 4 a 6 de abril
  4. GP do Bahrein – Internacional do Bahrein (BHR) – 11 a 13 de abril
  5. GP da Arábia Saudita – Jidá (KSA) – 18 a 20 de abril
  6. GP de Miami – Miami (EUA) – 2 a 4 de maio
  7. GP da Emilia-Romagna – Ímola (ITA) – 16 a 18 de maio
  8. GP de Mônaco – Monte Carlo (MON) – 23 a 25 de maio
  9. GP da Espanha – Barcelona (ESP) – 30 de maio a 1 de junho
  10. GP do Canadá – Montreal (CAN) – 13 a 15 de junho
  11. GP da Áustria – Speilberg (AUT) – 27 a 29 de junho
  12. GP da Inglaterra – Silverstone (ENG) – 4 a 6 de julho
  13. GP da Bélgica – Spa-Francochamps (BEL) – 25 a 27 de julho
  14. GP da Hungria – Hungaroring (HUN) – 1 a 3 de agosto
  15. GP da Holanda – Zandvoort (NED) – 29 a 31 de agosto
  16. GP da Itália – Monza (ITA) – 5 a 7 de setembro
  17. GP do Azerbaijão – Baku (AZE) – 19 a 21 de setembro
  18. GP de Singapura – Marina Bay (SIN) – 3 a 5 de outubro
  19. GP dos Estados Unidos – Austin (USA) – 17 a 19 de outubro
  20. GP do México – Cidade do México (MEX) – 24 a 26 de outubro
  21. GP de São Paulo – Interlagos (BRA) – 7 a 9 de novembro
  22. GP de Las Vegas – Las Vegas (USA) – 20 a 22 de novembro
  23. GP do Catar – Lusail (CAT) – 28 a 30 de novembro
  24. GP de Abu Dhabi – Yas Marina (UAE) – 5 a 7 de dezembro

Fonte, Fonte e Fonte.

E aí, como vai ser a temporada? Será que vai ter penta do Verstappen? Octa do Hamilton? BR vai pontuar? Comenta aí!