As redes sociais, desde seu surgimento, trazem um novo jeito de levar informação (ou, infelizmente, desinformação) a quem navega na rede.
A facilidade com que qualquer um pode, com seu notebook, tablet ou smartphone, é impressionante.
Assim como é impressionante como algumas entidades ainda estão no século passado com relação a isso.
Um exemplo?
O árbitro italiano Alessandro Iuliano foi suspenso pela Associação Italiana de Árbitros após explicar regras do futebol em um vídeo no seu perfil do TikTok.
Nos vídeos, o árbitro explica as principais regras do futebol, como impedimento e falta.
Até aí tudo bem. O problema é que, para explicar a regra, ele acaba comentando decisões de outros colegas de profissão com lances reais.
@arbitriamotiktok_ Qual è la TOP 3 (non secondo me) degli errori arbitrali della prima metà del #campionato ? 🏆 #calcio #tiktokcalcio #football #arbitro #seriea ♬ Miss You – Oliver Tree & Robin Schulz
Iuliano é aspirante a arbitro desde 2015, e apitava partidas de divisões inferiores no futebol italiano.
Com a paralização do futebol em virtude da pandemia da covid-19, criou sua conta no TikTok, e passou a falar sobre arbitragem.
A Associação não gostou nada disso. Segundo a AIA, a atitude de Iuliano violou o código de ética da arbitragem.
Num trecho da decisão (publicado pelo próprio Alessandro), diz o seguinte:
Fazer declarações públicas de qualquer forma, mesmo através de sites da Internet, que digam respeito a escolhas diretas […] por qualquer membro, a menos que expressamente autorizado pelo Presidente de AIA […] E não se pode emitir declarações públicas de qualquer forma, relativas aos aspectos técnicos e associativos de AIA
A punição seria de apenas 5 meses, mas a AIA revisou a regra e ampliou o prazo para 18 meses.
Iuliano discorda da punição, mas tem esperança de que o que faz seja um marco:
Sei que sou visto como um problema. Mas tenho a certeza que, amanhã, posso me revelar um recurso precioso […] Resolvi contar o que está acontecendo comigo, porque é certo que todo mundo saiba como está estruturado o mundo dos árbitros. Hoje as redes sociais são fundamentais, a AIA poderia explorá-los para conversar com os torcedores. Ainda existe uma barreira entre os torcedores e os árbitros, que com a internet pode ser finalmente derrubada
A decisão foi criticada pelos torcedores italianos, pois consideraram os vídeos de Iuliano um serviço bom para a popularização do esporte.
É um assunto bem delicado, mas… Programas de esporte fazem isso corriqueiramente. Claro, respeitando os juízes, mas eles são expostos de certa forma.
Qual sua opinião? Comenta aí!