Há 10 anos o Brasil não vence na Fórmula 1

O Brasil é uma das mais vitoriosas nações na Fórmula 1. Após os ingleses e alemães, o Brasil foi quem mais venceu corridas na categoria.

Atualmente, não temos brasileiros no grid. E,aparentemente, não será tão cedo que veremos outro. O automobilismo brasileiro passou por anos de crise interna na organização e externa na quantidade de pilotos.

Há exatamente 10 anos, no GP da Itália de 2009, Rubens Barrichello conquistou a vitória de número 101, a última vitória brazuca na Fórmula 1.

Rubinho era piloto da Brawn GP, franquia de Ross Brawn, que comprou a equipe Honda e que acabou virando a equipe Mercedes em seguida.

Desde esse dia, nenhum outro piloto brasileiro chegou ao local mais alto do pódio na F1. Coincidentemente ou não, a última vez que o Brasil subiu ao pódio foi também na Itália, com Felipe Massa, em 2015.

Rubinho nessa corrida atingiu a sua 11ª vitória, a 101ª brasileira.

Ele deu sua opinião sobre o longo jejum de vitórias…

MONZA, ITALY – SEPTEMBER 13: Rubens Barrichello of Brazil and Brawn GP celebrates on the podium after winning the Italian Formula One Grand Prix at the Autodromo Nazionale di Monza on September 13, 2009 in Monza, Italy. (Photo by Vladimir Rys/Bongarts/Getty Images)

Vencer em Monza naquele ano, chegar à minha 11ª vitória, sem dúvida, foi algo muito especial. Assim como todas as outras vitórias na Fórmula 1. Mas esse marco é algo que eu espero que não se estenda por muito tempo. É até estranho um país como Brasil, com tantos pilotos talentosos, estar sem vitórias na Fórmula 1 há tanto tempo. Torço para que essa estatística mude em breve, para que possamos ter brasileiros correndo de novo na Fórmula e vencendo a cada 15 dias

As 101 vitórias

Esta é a relação dos pilotos que já receberam a bandeira quadriculada:

41 vitórias – Ayrton Senna
23 vitórias – Nelson Piquet
14 vitórias – Emerson Fittipaldi
11 vitórias – Rubens Barrichello e Felipe Massa
1 vitória – José Carlos Pace

Há dois anos, quando Felipe Massa deixou a Fórmula 1, não temos pilotos brasileiros na Fórmula 1.

Temos brasileiros na Formula 2 e em categorias menores na gringa, mas nenhuma grande chance de chegar na principal categoria.

Sérgio Sette Câmara e Pietro Fitipaldi são pilotos de testes de equipes da F1, mas não aparentam ter chances de serem titulares.

Fonte e Fonte

E aí, será que vai demorar um piloto chegar ao lugar mais alto do pódio na F1? Comenta aí!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *