Num momento em que o mundo está “diferente”, situações estão mudando o esporte como conhecemos.
A Nike quer mostrar serviço e apresentou um novo modelo de bola que, segundo a empresa, pode revolucionar a forma como o futebol é jogado.
A bola, que foi batizada como “Flight“, é resultado de oito anos de pesquisas no Laboratório de Inovação em Equipamentos da Nike, visando melhorar a estabilidade de voo da bola.
A pesquisa se baseou à princípio em desenvolver diversos sistemas de rastreamento para medir o “voo” da bola em determinados tipos de chutes e situações durante uma partida de futebol.
O estudo das variáveis rastreadas permitiu associar as mesmas a forma como, digamos, jogadores de elite chutam a bola.
Reproduzindo chutes com uma perna robótica, os pesquisadores tentaram repetir e quantificar os chutes, cruzando as informações com as variáveis da primeira parte.
Assim, foi possível mensurar o “desempenho” da nova bola frente as demais.
Dentro do laboratório, estudos inovadores de aerodinâmica, estrutura e materiais foram conduzidos, gerando 68 versões diferentes da bola durante os testes.
O diretor sênior de equipamentos globais da Nike, Kieran Ronan explica:
“Tudo o que fazemos no laboratório tem embasamento científico. Aqui é possível identificar diferenças mínimas de desempenho, que talvez não sejam perceptíveis para a maioria dos jogadores. No entanto, quando observamos essas diferenças 68 vezes, o resultado é um salto de desempenho perceptível”
Voando melhor
A “Flight” possui quatro gomos, sendo soldados a calor.
Isso lhe dá 40% menos costuras rígidas se compararmos com uma bola tradicional de 12 gomos.
Para se ter uma ideia, a tecnologia AerowSculpt (desenvolvida para a “Flight”) tem uma precisão no seu “voo” 30% maior que o modelo atual, a Nike Merlin.
Até a pintura usada para a bola foi desenvolvida para auxiliar na aerodinâmica, a 3D Nike ACC.
A tinta é impressa na bola com microabas, que se alia a tecnologia da bola em si para dar ainda mais estabilidade aerodinâmica, em ambientes secos ou molhados.
“Flight” já tem data para estreia: a temporada 2020/2021 da Premier League e da Serie A italiana.
Também teremos chance de ver a bola em ação por aqui, no Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Copa Sul-Americana do ano que vem.
Será que teremos uma nova Jabulani (que prometeu revolucionar e foi o pesadelo dos goleiros)? Comenta aí!