Hoje, na nossa séria série de esportes que poderiam estar nas Olimpíadas do ano que vem, um esporte que, se você é do mundo do escritório, com certeza já disputou: a Corrida de Cadeiras de Escritório!
Tecnicamente é difícil afirmar a origem do “esporte”, já que a instituição cadeira de escritório é global, mas a Corrida de Cadeiras de Escritório deixou de ser uma simples zueira de colegas de trabalho há algum tempo.
A corrida, ao contrário do estilo “empresarial”, ocorre com os participantes “correndo de costas”, talvez para o tombo ser menos feio.
Obviamente, pedaços de cadeiras ficam espalhados pela posta, já que elas não foram feitas para esse fim.
Aqui no BR…
O Distrito Federal já foi palco de um evento grande com essa corrida.
A corrida foi restrita a maiores de idade, e equipamentos de proteção são obrigatórios (capacete, joelheira, cotoveleira).
RECOMENDA-SE evitar mais de uma pessoa na mesma cadeira. Está proibido o uso de cadeiras de escritório motorizadas – aliás, onde tem pra vender? Já quero uma!
Só que ninguém falou se SOFÁ. Sim, alunos da UNB adaptaram UM SOFÁ na época para a competição.
Recentemente, alguns jornalistas da ESPN se aventuraram rapidamente na “modalidade”.
…e no Japão!
O palco olímpico já recebe uma MARATONA de cadeira de rodinhas já há alguns anos!
A distância não é de 42195m. Os “apenas” 200m são percorridos num período de 2h, pois existem times de três participantes cada na disputa.
A “tradição” japonesa começou em 2009, em Kyoto, e se espalhou pelo país nipônico.
O organizador do evento do ISU-1 Grand Prix em Hanyu, Tsuyoshi Tahara, explica como surgiu a competição:
“Eu tive a ideia de fazer essa corrida quando vi uma corrida de resistência de triciclos […] E então eu criei uma corrida que poderia ser na rua mesmo, três pessoas por time numa corrida de resistência por duas horas.”
Qual esporte você gostaria de ver por aqui? Comenta aí!