A nossa série de esportes que poderiam muito bem figurar numa olimpíada vem com uma modalidade peso pesado!
É a vez de conhecermos modalidades esportivas relacionadas a EMPILHADEIRAS!
Empilhando e competindo
Instrumento de trabalho muito usado no setor produtivo, em especial para atividades que envolvem transportar cargas pesadas, a empilhadeira serve para carregar, movimentar e, como o nome diz, empilhar materiais.
Sendo com rodas ou esteiras como locomoção, o operador de empilhadeira tem que ser preciso na sua tarefa de carregar e empilhar a sua carga.
E com esse nível de concentração, logicamente inventariam um esporte para isso, certo?
Dentre os torneios globais, a Stapler Cup é a mais tradicional competição de empilhadeiras do mundo.
Idealizado em 2012 pelo ex-gerente de marketing da Linde MH, empresa que constrói esses equipamentos, é uma competição que coloca à prova o nível de arte e habilidade dos empilhadores.
Atualmente, os desafios são: empilhar caixas com precisão milimétrica, transportar recipientes cheios de líquido sem derramar e manobrar em circuitos muito estreitos.
Isso, obviamente, fazendo no menor tempo possível.
E, pelo menos lá na Alemanha, a coisa é bem séria, tendo até um hall da fama para reconhecer os melhores operadores de empilhadeira da história da competição, como afirma Emil Schneider, diretor do torneio da Forklift Cup.
“Na Alemanha, consolidou-se como o evento de maior destaque do setor. E os melhores pilotos são tratados como estrelas em suas cidades natais”
E isso evoluiu para uma NationsCup, reunindo vários países europeus para saber quem é o TOP Empilhador da Europa.
Além desse campeonato, existem vários outros, muito por conta dos padrões diferenciados no manuseio de materiais, como no caso da Austrália.
No entanto, é nos EUA que a coisa fica cada vez mais doida, com o Rodeio de empilhadeira do estado de Washington (o nome já diz tudo) e o Desafio de empilhadeira da Columbia (em que o empilhador tem que ‘jogar boliche’ usando o veículo).
Você aí, amigo empilhador, encararia essa?
Que outros esportes incomuns você quer ver aqui na série? Comenta aí!