Você provavelmente conhece o Ranking da CBF.
O sistema de classificação dos clubes brasileiros instituído pela Confederação Brasileira de Futebol serve, além de alimentar a discussão de quem são os melhores times do país, para agrupar estados para vagas em torneios da entidade (Copa do Brasil, Série D, Copa do Nordeste e Copa Verde).
O Ranking também define os potes de sorteio e mandos de campo, quando aplicável, na Copa do Brasil e Série C – mais recentemente.
São na verdade dois rankings (de clubes e de federações), com divulgação no fim da temporada do futebol brasileiro (geralmente após a última rodada da Série A).
No entanto, o site Ranking CBF – que não é oficial – segue os critérios vigentes de pontuação e entrega, em tempo real, como vai se preenchendo esse ranking conforme os jogos dos torneios da CBF vão acontecendo.
As atualizações são em ambos os rankings e, segundo o site, acontecem inclusive durante as partidas, com o sobe e desce dos clubes nas tabelas de classificação.
Nesse link, os critérios que são usados para essa “atualização” em tempo real.
Esse não é um ranking oficial. Porém indica bem a evolução dos times durante o ano.
E ainda pode ajudar clubes que brigam por vagas em competições como Copa do Brasil e Série D a se planejarem…
—
Se você não sabe, temos um Ranking de Clubes também. Ao contrário do ranking da CBF, priorizamos OS TÍTULOS – e quem chega bem perto dele.
Será que um RAC em tempo real daria certo? Comenta aí!