No último dia 26 de janeiro, o mundo do esporte foi chacoalhado com uma tragédia.
Kobe Bryant, um dos maiores jogadores de basquete da história, estava com sua filha Gigi e com mais oito pessoas e um helicóptero de luxo.
O veículo caiu explodiu, matando todos os ocupantes.
A notícia caiu como uma bomba, deixando os fãs e amigos de Kobe não querendo acreditar no que aconteceu.
Kobe na logo?
Dentre as inúmeras e justas manifestações e homenagens a Kobe que apareceram no dia da tragédia e nos dias seguintes, uma em especial chamou a atenção.
Muitos fãs do jogador pediram que a NBA mudasse sua logo para adicionar um imagem da silhueta de Kobe Bryant.
O abaixo-assinado online tinha como objetivo apenas homenagear o atleta, e tinha 100 assinaturas como meta inicial.
Em menos de 48h, porém, o tal abaixo-assinado atingiu a impressionante marca de 2 milhões de assinaturas. Agora com a visibilidade, a meta foi para três milhões.
Além do abaixo-assinado, muitos internautas desenvolveram e postaram sugestões de logotipos da NBA para homenagear Kobe.
O polêmico logotipo da NBA
A NBA prontamente se manifestou sobre o desejo dos torcedores, informando que não faria tal homenagem por achar “injusto” deixar um jogador específico na logo.
A questão é que APARENTEMENTE ela está SIM usando uma silhueta de um jogador específico.
A história começa no final dos anos 1960. A NBA ainda não era nem de longe o império do basquete mundial que é hoje.
Aliás, precisava rivalizar na época com outra liga, a ABA (American Basketball Association).
Na tentativa de ganhar alguns pontos com o público, resolveu criar uma logo “moderna”, ficando a tarefa com o designer Alan Siegel.
Após algum tempo de pesquisa, em 1969, Seigel encontrou a inspiração que precisava numa revista esportiva: uma foto do astro Jerry West, dos Los Angeles Lakers.
Digno de uma ideia de Arquimedes (mas sem sair pelado na rua), o designer criou a logo que todos conhecemos: uma silhueta branca de um jogador de basquete em ação sobre um fundo vermelho e azul.
Nem Seigel, nem a NBA, realmente reconhecem que a inspiração foi mesmo de uma foto de Jerry West.
No entanto, inclusive na época, muitos periódicos especularam e até encontraram a revista e a “tal imagem” que o designer pode ter se inspirado.
O motivo de não se admitir isso é até óbvio: a liga teria então uma dívida imensa, de bilhões de dólares, com o ex-jogador, por uso não autorizado de sua imagem.
Jerry West, o 2º maior cestinha dos Lakers, além de campeão como jogador, também foi treinador, e hoje faz parte da diretoria do Los Angeles Clippers.
Ele até hoje deve aguardar a “escorregadela” da NBA em admitir o uso da sua imagem na logo da NBA…
E você, acha justa a homenagem a Kobe? E será que a NBA vai admitir algum dia o uso da imagem do Jerry West na logo? Comenta aí!