O novo calendário das competições da UEFA

A UEFA passou por diversas críticas com relação a sua Liga dos Campeões, por não ser tão atrativa como alguns gostariam que fosse.

Tanto que surgiu a “estranha” ideia de uma Superliga, totalmente rechaçada pela entidade (e pela FIFA).


Para tentar responder a esses anseios, a Federação europeia decidiu, para a edição 2024/2025, rearrumar seus torneios – além da Champions League, Europa League e Conference League também seriam afetadas.

Os três torneios de clubes da UEFA. Um regulamento adaptado vai começar a partir de 2024.

Champions em Pontos Corridos?

Aprovado na semana passada na reunião do Comitê Executivo da UEFA, em Viena, o novo regulamento, que vai começar a valer na edição de 2024/2025, tem como mudanças principais:

Redução de 10 para 8 jogos na fase de ligas

Esses jogos serão realizados nas chamadas “semanas europeias”, ideia semelhante as Datas-FIFA. Seriam 10 ao todo na fase de grupos.

Cada um dos torneios terá, pelo menos, uma semana de exclusividade.

Exceto a final, todas as partidas continuam acontecendo no meio-de-semana.

Aumento de 32 para 36 clubes na fase de grupos

Essas quatro vagas adicionais usam os seguintes critérios:

  • Para o terceiro classificado no campeonato da federação na quinta posição no ranking das federações nacionais da UEFA.
  • A um campeão nacional, aumentando de quatro para cinco o número de clubes qualificados através do chamado “Caminho dos Campeões”.
  • Duas vagas para as federações com melhor desempenho coletivo dos seus clubes na edição anterior (uma divisão entre o número total de pontos obtidos e número de clubes participantes).

Nesse caso, o clube classificado será o melhor na sua liga nacional atrás das posições já determinadas para a Champions League.

Se o regulamento já fosse ser modificado nessa temporada, essas vagas extra viriam para as ligas inglesa e neerlandesa.

O fim da fase de grupos tradicional, para uma fase com grupo único

Exatamente o que você leu. Os 8 grupos com 4 equipes cada vão virar um grupão único.

A diferença é que não será um todos-contra-todos.

Cada clube jogará 8 vezes, contra 8 adversários diferentes (4 jogos em casa, 4 jogos fora).

No fim das rodadas desse grupão, os oito melhores avançam diretamente às oitavas-de-final, enquanto os clubes entre a 9ª e a 24ª posição disputam um playoff classificatório para descobrir quem avança.

Vale pra todos os torneios UEFA

Essas mudanças também atingem a UEFA Europa League e a UEFA Conference League.

A diferença é que essa última terá 6 jogos em vez de 8 nessa fase de grupos nova.

Uma grande novidade aqui é que esse novo regulamento não usa o Coeficiente de Clubes da UEFA.

O presidente da UEFA, Aleksander Čeferin, comentou a decisão:

A UEFA mostrou hoje claramente que estamos totalmente empenhados em respeitar os valores fundamentais do desporto e em defender o princípio fundamental das competições abertas, com qualificação baseada no mérito desportivo, em plena sintonia com os valores e o modelo desportivo europeu solidário.

[…] Estamos convencidos de que o formato escolhido atinge o equilíbrio certo e que melhorará o equilíbrio competitivo e gerará receitas sólidas que podem ser distribuídas aos clubes, ligas e ao futebol de base em todo o nosso continente, aumentando o apelo e a popularidade das nossas competições de clubes

A mudança agradou a Associação Europeia de Clubes, que representa mais de 240 clubes. Em nota, afirmou:

Significa que as competições repaginadas terão o melhor início possível, resultantes de consultas exaustivas entre a Uefa e a ECA ao longo de vários anos que garantem que os interesses legítimos de todas as partes interessadas sejam respeitados – impulsionados por interesses coletivos e não interesse próprio.

Pontos ainda a definir no novo calendário da UEFA

Os “rebaixamentos” de Champions para Europa e de Europa para Conference não ficaram muito claros, pelo menos nesse momento.

Talvez os perdedores do tal playoff classificatório para as oitavas de uma Liga serão “remanejados” a liga inferior. No entanto, isso é apenas uma suposição.

Não foi citado nada, mas as vagas garantidas pelo campeão da Conference na Europa League, e na Europa League na Champions, bem como o uso do Coeficiente da UEFA para determinar o número de vagas por país nas competições deve permanecer da mesma forma que acontece hoje.

EDIT: O jornalista Leonardo Bertozzi, em seu twitter, exibiu uma mensagem da ESPN britânica que esclarece alguns desses pontos:

– Não haverá mais a “proteção” de países nos mata-matas (ou seja, dois clubes de um mesmo país podem se enfrentar em qualquer fase eliminatória)

– Os cabeças-de-chave terão “proteção” de cruzamento no estilo tênis (ex.: melhor campanha e e 2° melhor campanha não se enfrentam antes da final), ou seja, teremos um único sorteio em vez de um em cada fase

– Não haverá mais o “rebaixamento” da Champions para da UEL (e da UEL para Conference).

Fonte e Fonte

E aí? Curtiu esse novo formato? Quanto tempo vai levar pra CONMEBOL colocar isso por aqui também? Comenta aí!