Apesar da modernidade ter assolado o mercado bibliográfico, ainda é possível encontrar obras muito interessantes relacionados ao esporte.
Em especial crônicas e bibliografias que contam histórias emocionantes e inspiradoras sobre esportes.
Confira aqui uma singela lista (5 “estrangeiros” e 5 “nacionais”).
Onze aneis: A alma do sucesso
À frente do Chicago Bulls e do Los Angeles Lakers, Phil Jackson é um dos maiores treinadores do esporte.
Treinador de lendárias equipes como os Bulls e os Lakers, apresenta nesse livro uma estimulante revisão de sua carreira.
Aqui, divide com o leitor os ensinamentos adquiridos em sua brilhante carreira.
Motivador para líderes ou entusiastas, fãs ou não de esporte.
Guardiola Confidencial
Um manual sobre o projeto profissional de um dos treinadores mais vitoriosos do futebol.
O espanhol Pep Guardiola, que iniciou nos campos, exibiu um estilo de jogo revolucionário quando foi treinador do Barcelona.
Também fez história na Alemanha, com o Bayern, e na Inglaterra, com o City.
O jornalista Martí Perarnau acompanhou Pep durante um ano inteiro para conhecer um pouco mais da personalidade do treinador e os bastidores do Bayern, um dos maiores clubes do mundo.
Basquete Blues
O livro segue a trilha do documentário “Hoop Dreams”, que narra a trajetória de dois adolescentes negros e pobres que viviam no West Side de Chicago, lutando contra a violência usando o basquete como esperança para o “sonho americano”.
Em especial, William Gats e Arthur Agee são os atletas mais visados.
Os dois sonhavam repetir os passos de Isiah Thomas, ex-armador de Detroit Pistons que ganhou dois títulos da NBA.
Moneyball
Um livro de sucesso que baseou um filme de sucesso.
Narra a história de Billy Beane, gerente geral do Oakland Athletics, franquia da MLB (Liga de Baseball americana), que aplicou uma gestão racional em uma das franquias com menor aporte financeiro da liga.
Usando um alto conhecimento em matemática para determinar o modo de jogar e selecionar os atletas contratados pela equipe, demonstra superação dele e da equipe num dos negócios mais ferozes e competitivos dos Estados Unidos.
Tire os Olhos da Bola
Publicação direcionada aos amantes do futebol americano, foi escrita por Pat Kirwin, lenda da NFL com seus mais de 40 anos de experiência, vividos entre diversos cargos em diversos clubes, além de ser um dos principais analistas do portal NFL.
Ele parte de um princípio: quanto mais você compreender sua complexidade, mais conseguirá apreciar o futebol americano como um todo.
Como a frase tema do livro indica, quando você tirar os olhos da bola, vai se surpreender com quanta coisa acontece.
Num esporte com um livro de regras gigantesco e confuso até pra quem acompanha regularmente, o livro tenta simplificar os conceitos para que o leitor possa acompanhar melhor o jogo, com ou sem a bola.
Estrela Solitária – um brasileiro chamado Garrincha
Conta a história de um ídolo amado por uma mulher e por um povo inteiro, mas que acabou destruído por um inimigo implacável.
É um livro cheio de revelações – até para os que julgavam conhecer o jogador bicampeão mundial Garrincha.
Tendo como cenário o Rio e o Brasil dos anos 50 e 60, o autor Ruy Castro fez mais de 500 entrevistas com 170 pessoas. Garrincha renasce em Estrela solitária como um herói – um herói tragicamente humano.
O livro ganhou o Prêmio Jabuti 1996 de Melhor Ensaio e Biografia.
Bola na Rede
Uma compilação de crônicas do gênio Armando Nogueira na década de 1970 que na época era o o diretor de jornalismo da Rede Globo, tendo deixado o posto de colunista do Jornal do Brasil.
As crônicas geniais eram “ajudadas” pelos talentos da época, como Pelé, Garrincha, Tostão, Nílton Santos, Jarizinho, Didi… Além das grandes conquistas do nosso futebol, como o tricampeonato mundial em 1970.
À sombra das chuteiras imortais
Continuando na série de gênios da escrita e crônicas, ‘À sombra das chuteiras imortais’, é a primeira coletânea das crônicas esportivas de Nelson Rodrigues, que eram publicadas na Manchete Esportiva e em O Globo entre os anos de 1955 e 1970.
Contemporânea as crônicas acima de Armando Nogueira, cobrem o período mais rico e fascinante do futebol brasileiro – aquele que vai da derrota do Brasil para o Uruguai, na final da Copa de 50, em pleno Maracanã, à conquista definitiva do tricampeonato no México, em 1970.
A pátria de chuteiras
Crônicas especificamente escritas para os jogos do Brasil na Copa do Mundo, Nelson Rodrigues registrou os mundiais entre os anos 1950 e 1970 com sua genial escrita.
Nelson Rodrigues destaca ainda o sentimento e todo o patriotismo do brasileiro. Assim, ele elogia e critica quando necessário.
Essa compilação é recente, e foi feita pelo ex-ministro do esporte Aldo Rebelo.
===
Além desses, muitos outros livros interessantes foram indicados por jornalistas. Confira aqui, aqui e… aqui.
Quais desses você já leu? Comenta aí!