Um simples gesto de comemoração gerou uma avalanche de comentários nas últimas semanas nas redes sociais.
Talvez nem mesmo Dele Alli, jogador do Tottenham e da Seleção Inglesa, poderia imaginar tamanha repercussão.
Tudo começou no jogo de estreia da temporada da Premier League.
Após a partida contra o Newcastle, onde os Spurs se sairam vitoriosos, Dele Alli fez o gesto que chamou a atenção de todos: um círculo ao redor do olho com o indicador e o polegar (o polegar fica na parte superior do círculo), com os outros três dedos retos apoiados na testa.
Logo que os usuários das redes sociais viram o gesto, começaram a tentar imitar, mas sem sucesso. Até mesmo as celebridades entraram na brincadeira. Até o próprio Dele fez um tutorial ensinando como fazer:
https://www.youtube.com/watch?v=5osG0Hy0GCQ
Coisa do submundo?
Como tudo sempre desperta teorias da conspiração, a turma que não deve ter lote pra capinar levantou várias e várias teses sobre o gesto do inglês.
Uma das mais absurdas é que, na verdade, ele reproduz o Olho de Hórus, figura (um deus, mas nos boatos dizem que é um demônio) da mitologia egípcia que atrairia energias negativas.
Ou até mesmo que é símbolo da maçonaria – ou melhor, dos “Iluminati” – representando o “Olho que tudo vê”, sendo tudo isso obra do Tinhoso…
No entanto, uma das versões mais aceitas do motivo do gesto é muito mais nobre – e menos maléfica.
Segundo o jogador nigeriano Felix Orode, o gesto remete a um gesto de protesto frente a uma triste realidade no país natal deles:
O jogador da seleção inglesa tem ascendência nigeriana e se solidarizou com o meu país, onde as coisas não estão indo muito bem. A Nigéria é governado por uma junta militar, onde atrocidades são cometidas sem leis de proteção. É muito comum a tortura contra os civis
Entre os castigos mais populares, está a extirpação dos olhos. Isso se aplica a homens, crianças e mulheres que entram onde não lhes diz respeito. Várias ONGs prestam assistência às pessoas afetadas. No moderno jargão africano, os civis que são presos pelos militares e conseguem sair de olhos intactos fazem este símbolo para mostrar que eles sobreviveram
Dele T’challa Alli
Aliás, a lenda de Dele Alli não começa aqui. Durante a Copa, em que o atleta jogou pela Inglaterra e acabou na 4ª posição, o seu pai revelou algo impressionante sobre o atleta:
Ele é de família nigeriana e poderia ser príncipe da tribo Iorubá, a segunda maior etnia da Nigéria, da qual seu avô era rei.
Dele Alli não seguiu o caminho da nobreza por conta de briga familiar com o pai. Resumindo, ele trocou a coroa da tribo pela bola.
Descendente da nobreza, milionário, gesto característico de protesto repetido pelo mundo…
E agora o jogador lançou a parte 2 do seu desafio!
E aí, consegue fazer esse desafio?