Hoje é Dia do Cinema Brasileiro. Antes ridicularizado, nossa Sétima Arte vem sendo muito elogiada nos últimos anos.
Nós aqui também curtimos um cineminha, e por isso indicamos alguns filmes e documentários com temática esportiva para você aproveitar nesse dia.
Lembrando que não vamos colocar os links ortodoxos dos filmes, mas vários são encontrados no Youtube ou em streamings como o Netflix e o Amazon Prime (que serão indicados caso estejam publicados).
Mais Forte que o Mundo
O manaurara José Aldo já ganhou por duas vezes o cinturão de campeão do UFC, e protagonizou uma das mais sensacionais sequências de título da franquia.
O filme conta a história dele, desde a infância violenta, onde a luta serviu como válvula de escape, até o momento em que decide ser profissional de MMA.
É um filme com elenco global, tendo José Loreto interpretando o protagonista.
Como qualquer produção da Globo Filmes ultimamente, virou série veiculada na Globo em 4 capítulos.
Disponível no Globoplay
A Grande Vitória
Outra “produção global“. Conta a história de um dos mais vitoriosos treinadores de judô do Brasil, Max Trombini.
Abandonado pelo pai, foi criado pela mãe e pelo avô, que morreu quando Max tinha 11 anos.
Revoltado e se envolvendo em muitas brigas, só quando aprendeu artes marciais, em especial o judô, que conseguiu se estabelecer emocionalmente.
É baseado na biografia Aprendiz de Samurai, escrito pelo próprio Max. É mais uma prova de como o esporte pode ser um agente modificador de vidas.
Teve Caio Castro interpretando Max, e Sabrina Sato como Alice, seu interesse amoroso.
Disponível no Globoplay
Boleiros – Era uma Vez o Futebol
Num bar em São Paulo, acompanhamos ex-jogadores que relembram suas histórias (curiosas e engraçadas) no mundo da bola, enquanto atuavam nos gramados.
Não somente o que acontece dentro do campo, mas principalmente nos bastidores, a vida deles enquanto profissionais.
Mais um elenco premiado que entrega, nas duas diversas partes – onde cada um conta sua história -, uma grande homenagem ao esporte bretão no Brasil.
Pelé Eterno
Pelé, que recentemente completou 80 anos, foi homenageado com um documentário que conta a sua vida desde Três Corações até atingir o reinado do futebol.
Reunindo raras imagens de arquivo e entrevistas, o documentário mostra os mais bonitos e emblemáticos lances do Rei em campo.
Inclusive recriou um dos mais bonitos gols do Rei – segundo o próprio -, que nunca havia sido documentado em vídeo.
A venda na Amazon.
Heleno
Num futebol brasileiro pré-campeão mundial, um jogador se destacava: Heleno de Freitas, ídolo do Botafogo, era visto como o príncipe do Rio de Janeiro.
Além de se destacar pela atuação em campo, era “galã”, e tinha um temperamento arredio e indisciplinado. É considerado o primeiro “craque problema” do nosso futebol.
Uma doença causada pela sua “vida boêmia” levou sua vida a um triste fim.
O filme que narra essa história conta com (adivinhem) elenco global, com Rodrigo Santoro na pele de Heleno.
Disponível no Telecine.
EXTRA
Senna
Não é um filme nacional (foi produzido pelo diretor Asif Kapadia e narrado em inglês) mas cobre uma grande lacuna no rol de homenagens para Ayrton Senna.
O documentário conta a vida do piloto em depoimentos de familiares e amigos, além de grandes nomes da velocidade e da imprensa.
Apaixonado pela velocidade, começou no cart e se consagrou na Fórmula 1 tornando-se ídolo nacional.
Disponível no Netflix.
E aí, qual desses filmes você já viu? Faltou algum? Comenta aí!