No dia 15 de janeiro comemoramos o Dia Mundial do Compositor.
Essa data surgiu no México, por causa da comemoração à fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM), em 1945.
A data se tornou oficial no mundo a partir de 1983.
As pessoas que compõem e escrevem músicas são lembradas nesse dia.
E a Arena Geral lembra nesse dia um dos maiores compositores nacionais, que tem importante presença na história de clubes tradicionais no Brasil: Lamartine Babo!
Lamartine de Azeredo Babo nasceu e morreu no Rio de Janeiro (1904 — 1963), é conhecido como o Rei do Carnaval, pelas marchinhas carnavalescas compostas por ele e cantadas até hoje (como O Teu Cabelo Não Nega, Grau 10, Linda Morena, e A Marchinha do Grande Galo).
Ele também é o autor de ONZE hinos populares de clubes do Rio de Janeiro, com vários clubes usando eles até hoje.
Além dos atuais integrantes cariocas do G12 (Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense), Babo escreveu os hinos de: América, Bangu, Madureira, Olaria, Bonsucesso, Canto do Rio e São Cristóvão.
Esses eram os times que disputaram o Campeonato Carioca de 1949, com o patrocínio de um programa de rádio da época, que lançou LPs com todos os hinos.
Dizem que Lamartine escreveu os hinos dos “6 grandes” num único dia – incluindo o Bangu e seu time de coração, o América.
Confira todos os hinos de clubes de futebol compostos por Lamartine Babo na playlist abaixo:
Esses são os melhores hinos de futebol? Que outros hinos você gosta? Comenta aí!