Desde os primeiros dias da televisão, quando os poucos privilegiados acompanharam a estreia da TV Tupi, em 1950, até os avanços tecnológicos de hoje, o esporte ao vivo na televisão tem sido uma fonte inestimável de emoção, inspiração e momentos memoráveis.
Nesta postagem, mergulhamos nas profundezas do passado para trazer à tona alguns momentos históricos do esporte que foram televisionados ao vivo e continuam a ecoar em nossos corações e mentes.
Copa do Mundo
O primeiro mundial televisionado para o Brasil foi em 1970, num consórcio entre Tupi, Globo, Record e Bandeirantes.
Em preto e branco, os 90 milhões de brasileiros (ou, pelo menos, os que tinham acesso a televisor na época) viram a conquista definitiva da Jules Rimet nos gramados mexicanos.
Outros grandes momentos do mundial de futebol foram vistos ao vivo.
Como a campanha brasileira no Mundial de 1982, na Espanha, exclusiva da Globo. Luciano do Valle embalou a torcida com sua narração, quer seja nos grandes momentos do escrete, quer seja na Tragédia de Sarriá, quando o Brasil foi eliminado pela futura campeã Itália.
Os Mundiais de 1994 e 2002, em que o Brasil foi campeão, também figuraram na Globo (em 1994, também no SBT e na Bandeirantes).
Foi também na Globo e Bandeirantes que vimos o fiasco da Copa de 2014. Ou você já se esqueceu do 7×1?
Fórmula 1
Antigamente, mais precisamente até meados da década de 1980, as transmissões das corridas de Fórmula Um, na maioria das vezes, era em VT – ou seja, não eram transmissões ao vivo.
No entanto, quem tinha como assistir Globo ou Record na década de 1970, viu os grandes feitos de Emerson Fitipaldi, bicampeão mundial.
Também viu os títulos de Piquet e Senna.
Sobre Ayrton Senna, vimos ao vivo nas manhãs de domingo suas grandes conquistas, seus duelos contra Prost e seu arrojo, como no Brasil, onde terminou a corrida apenas com a 6ª marcha.
E também quando foi ovacionado em 1993 com uma invasão de posta após vitória em Interlagos.
Infelizmente também vimos ao vivo a sua morte, em 1º de maio de 1994, durante GP de San Marino, chocando todo um país.
Esportes olímpicos
A Bandeirantes ficou conhecida como “O Canal do Esporte” por conta do clássico Show do Esporte, e pelas modalidades que o lendário Luciano do Vale trouxe para o Brasil, como NFL e NBA, campeonatos internacionais de futebol e futebol feminino.
Dentre grandes transmissões, além das já citadas acima, sem dúvida tivemos o Mundial de Basquete Feminino em 1994, quando o Brasil se sagrou vitorioso.
Mas não apenas a Band trouxe grandes momentos. Foi na Manchete que Guga ficou conhecido para um país inteiro em 1997 após transmitir a campanha do até então desconhecido Gustavo Kurten em Ronald Garros.
A grande final fez com que a Manchete liderasse a audiência.
Nosso país também tem pelos Jogos Olímpicos um carinho todo especial.
Transmitido desde 1980 por diversos canais, trouxe as grandes conquistas do nosso esporte para nossas telas.
Antes de Rio 2016 e Tóquio 2020, com grande audiência e igualmente grandes momentos, tivemos outros em eventos passados, como o ouro de Aurélio Miguel em 1988 e o de Cesar Cielo em 2008, a eliminação brasileira no futebol masculino em 1996, as conquistas de ouro do vôlei em 1992, 2008 e 2012…
Saudades
Além da trágica morte de Ayrton Senna citada antes, pudemos acompanhar ao vivo outros momentos tristes para nosso esporte.
O Brasil inteiro parou para se despedir da delegação da Chapecoense, morta em acidente aéreo em 2016, e do Rei Pelé, que morreu no final do ano passado e comoveu o mundo inteiro.
—–
Sabemos bem que existem outros grandes eventos que pudemos assistir ao vivo das nossas casas, mas para a gente esses foram os mais marcantes.
Faltou algum na sua opinião? Comenta aí!