As 5 melhores finais da Copa do Brasil

A Copa do Brasil é um torneio mata-mata que, além de trazer emoção para as torcidas, traz muita grana e uma vaga na Libertadores para o vencedor.

Disputada desde 1989, o torneio já nos trouxe decisões sensacionais e zebras incríveis.


Esse post traz os cinco melhores confrontos decisivos da Copa “mais democrática” do país. Vamos lá!

Santo André x Flamengo (2004)

finais da copa do brasil santo andré flamengo

Uma das mais improváveis finais de Copa do Brasil se tornou a maior zebra da história do nosso futebol.

De um lado, o Flamengo, o clube mais popular do Brasil, buscando mais um título de expressão.

Do outro, o Santo André, uma equipe que nunca ocupou o primeiro escalão do futebol brasileiro.

Depois de uma campanha que valeria um filme, o Santo André recebeu o Mengo na ida no Palestra Itália, já que o estádio do time não era grande o suficiente para receber o jogo.

O Ramalhão foi guerreiro e segurou um empate em 2×2 contra o Flamengo.

Na volta, toda a confiança do time e torcedor num título do Mengo em pleno Maracanã. Um empate sem gols (por conta do gol fora de casa) era o suficiente.

Porém, nem o mais otimista torcedor do Ramalhão (e o mais pessimista do Mengo) esperava pelo que viria: 2×0 Santo André e título para o clube paulista!

Vasco x Coritiba (2011)

finais da copa do brasil  vasco coritiba

O Coritiba amargou em sequência dois vice-campeonatos. O primeiro, foi em 2011, e uma da melhores chances para o Coxa.

Depois do 6×0 no Palmeiras na semifinal, o Coxa chegou grande para a final contra o Vasco.

Na ida, 1×0 Vasco em São Januário, levando importante vantagem para o Couto Pereira.

O jogo da volta, no entanto, foi um dos jogos mais emocionantes da história da competição, com cinco gols: 3×2 para o Coritiba, com o Vasco se sagrando campeão por conta do gol qualificado fora de casa.

Cruzeiro x São Paulo (2000)

finais da copa do brasil cruzeiro são paulo

Em 2023, o São Paulo finalmente encerrou seu jejum de títulos da Copa do Brasil, ao vencer o Flamengo na decisão. Antes disso, a melhor oportunidade de título foi em 2000.

Quem tirou o doce da boca da criança naquela ocasião foi o Cruzeiro, que se consolidava ali como o maior vencedor da competição. Na ida, um 0x0 truncado no Morumbi.

Na volta, com o Mineirão lotado, o jogo foi bem mais difícil para os donos da casa, e com um empate por 1×1 – com o benefício do gol fora de casa – o Tricolor Paulista estava celebrando o título inédito quando, no final do jogo, Geovanni desempatou a partida garantindo o tri para o Cabuloso.

Sport x Corinthians (2008)

finais da copa do brasil  sport corinthians

O até hoje único título de um clube nordestino na competição veio com uma virada em todos os sentidos.

Na época, o Sport jogava a Série A e o Corinthians a Série B.

Na ida, no Morumbi, 3×1 Corinthians com o benefício do gol fora de casa para o Sport. Toda a imprensa de São Paulo já cantava mais um título para o Timão.

O que deixou mordida, com razão, imprensa e torcida em Recife, local do jogo da volta.

Se a tensão já era forte por causa disso, uma rusga entre diretorias por conta dos ingressos, além de tumulto em Recife, deixou o clima ainda mais tenso.

Abrindo 2×0 no primeiro tempo, e segurando o jogo no segundo, o Leão da Ilha do Retiro conseguiu o que precisava e garantiu o título inédito.

Palmeiras x Santos (2015)

palmeiras santos 2015

Esse jogo, a primeira final do recém criado Allianz Parque, é considerado o pontapé inicial atual caminhada do clube que, no ano anterior, foi “salvo” pelo time santista de ser novamente rebaixado (na verdade o gol santista só jogou a pá de cal no Vitória).

Numa também boa fase do Santos na época, o resultado da ida (vitória do time santista por 1×0) parecia ser uma vantagem difícil de tirar.

Porém, num Allianz Parque abarrotado, o Palmeiras consegue o 2×0 com uma partida incrível de Dudu. Porém, Ricardo Oliveira (que ironizou o Verdão na ida) diminuia o placar e jogava a decisão para os pênaltis – a primeira final decidida assim na história da Competição.

Na disputa de pênaltis, a estrela do goleiro Fernando Prass brilhou, defendendo e convertendo cobrança. Inclusive, a cobrança do título ficou a cargo de Prass, que deu um mini ataque cardíaco em toda a nação verde do Brasil. O primeiro troféu na casa nova!


Gostou da nossa lista? Que final ficou faltando! Deixe nos comentários sua lista!